Ensino

Abertas inscrições para programa de residência em Medicina Veterinária

São oferecidas 29 vagas em diferentes áreas de concentração para o curso, que requer dedicação exclusiva e tem duração de dois anos

Práticas realizadas no Hospital Veterinário da UFMG, na Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa e na Gerência de Controle de Zoonose/SMSA
Práticas serão no Hospital Veterinário, na Fazenda Experimental e na Gerência de Controle de ZoonosesFoca Lisboa / UFMG

Estão abertas, até o dia 5 de novembro, inscrições para o Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária da Escola de Veterinária. Há 29 vagas distribuídas entre 12 áreas de concentração. Para participar, é necessário que o candidato seja graduado em Medicina Veterinária e aprovado no processo seletivo promovido pela Coordenação do Curso e pela Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu).

A seleção será realizada em duas etapas. Na primeira, haverá prova de conhecimentos gerais em Medicina Veterinária específica na área de concentração escolhida e em saúde pública; na segunda, estão previstos exame teórico-prático e análise curricular.

A duração do curso é de dois anos, com carga horária semanal de 60 horas e dedicação exclusiva. O candidato selecionado receberá bolsa mensal de R$ 3.330,43. As práticas dos residentes serão realizadas no Hospital Veterinário da UFMG, na Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa, em Igarapé, e na Gerência de Controle de Zoonose da Prefeitura de Belo Horizonte.

Para se inscrever, o candidato deverá preencher requerimento de inscrição, optando por apenas uma área de concentração. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital.

Isenção e condições especiais
Até terça-feira, 23, os interessados poderão solicitar isenção da taxa de inscrição. É necessário ser cadastrado no CadÚnico e ser graduado em uma instituição de ensino superior pública ou beneficiário de bolsa integral de estudo oficial.

O candidatos com deficiência física, que utilizem prótese metálica, prótese auditiva, marca-passo, ou que, por intercorrência grave de saúde, necessitem de condições especiais para fazer a prova, deverão fazer solicitação por escrito até 30 de outubro.