Notícias Externas

Acervo de Vinicius de Moraes é digitalizado em processo coordenado pela neta do artista

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, Julia Moraes ressaltou que a iniciativa vai permitir que a obra do poeta seja ainda mais pesquisada

Mini-documentário 'Acervo Digital Vinicius de Moraes' mostra o processo de preservação e digitalização dos arquivos
Mini-documentário 'Acervo Digital Vinicius de Moraes' mostra o processo de preservação e digitalização dos arquivos Reprodução/ YouTube Vinicius de Moraes

Em homenagem à vida e obra de Vinicius de Moraes, a VM Cultural, instituição fundada na década de 80 e que trabalha na preservação do legado do escritor, apresenta o Acervo Digital Vinicius de Moraes.  São mais de 11 mil documentos originais que foram digitalizados e agora estão disponíveis ao público. 

O Acervo inclui poemas, letras de músicas, peças, roteiros, discursos, notas, cartas, imagens, entre outros materiais que contemplam quase 50 anos da vida pessoal e profissional do artista. O projeto também conta com um podcast chamado Caderno de Leituras Vinicius de Moraes e um mini-documentário sobre o processo de digitalização do acervo, ambos disponíveis no site da iniciativa.

O programa Universo Literário desta quinta, 10, recebeu a idealizadora, coordenadora do projeto e neta de Vinicius de Moraes, Julia Moraes. Na conversa, ela explicou que a ideia surgiu em 2016, seguindo o trabalho de 10 anos de arquivologia e classificação do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa. Ainda segundo a entrevistada, o acervo  é dividido em três grandes séries: Correspondências, Produção Intelectual e Documentos Diversos. 

Entre manuscritos e datiloscritos, a pesquisadora contou que os documentos revelam particularidades do processo de criação do poeta. Além disso, a responsável pelo projeto detalhou a importância de incluir um produto audiovisual que mostrasse como tudo foi feito.

“O minidoc vem substituir uma oficina de digitalização e preservação de documentos raros na qual iríamos compartilhar o conhecimento que adquirimos ao longo desse processo. Com a pandemia, infelizmente, as ações presenciais não foram possíveis. Não é um documentário sobre o Vinicius, é sobre a realização. A gente fala as etapas, como foi feito e como foi classificado. E eu acho que esse projeto tem um fundamento na obra do Vinicius. Ele tinha esse amor ao público, essa devoção, ele se deu para o público e se deu para a arte dele. Então, a gente encontrou dentro da obra dele a resposta e o caminho do projeto que é: vamos compartilhar!”, refletiu.

Além de Julia Moraes, a inciativa também contou com os trabalhos de outro membro da família. A coordenação técnica e design são de Marcus Moraes, sobrinho-neto de Vinicius. O Acervo Digital, que reúne documentos originais doados para o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), localizado no Rio de Janeiro, pode ser acessado no site do projeto.

Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Alessandra Dantas