Ensino

Ex-assessor de imprensa de Dilma descreve bastidores do impeachment e analisa atual governo

Jornalista Rodrigo de Almeida fará palestra na Fafich na tarde desta quarta-feira

Capa do livro do jornalista Rodrigo de Almeida
A ex-presidente Dilma Rousseff na capa do livro de Rodrigo de Almeida Portal Leya

Nesta quarta, 22, às 14h30, o jornalista Rodrigo de Almeida ministrará a palestra De Dilma a Bolsonaro, a democracia nas sombras: jornalismo, história e testemunho para descrever e analisar o poder. O evento, aberto à comunidade, será realizado no auditório Professor Bicalho, na Fafich, campus Pampulha, sem necessidade de inscrições.

Almeida fará uma retrospectiva das manobras políticas que culminaram no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e também analisará o panorama atual, sob a égide do presidente Jair Bolsonaro (PSL). De abril de 2015 a maio de 2016, Rodrigo de Almeida foi assessor de imprensa do extinto Ministério da Fazenda e secretário de imprensa da Presidência da República do então governo da petista, impedida em agosto daquele ano. 

Bastidores de uma queda
Em seu livro À sombra do poder - bastidores da crise que derrubou Dilma Rousseff, publicado pela editora Leya, o jornalista narra o processo de queda da ex-presidente com o olhar de quem estava imerso naquele ambiente e acompanhava todos os desdobramentos da crise.

Doutor em ciência política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo de Almeida foi diretor de jornalismo do portal iG e editor executivo do Jornal do Brasil. Atualmente, é colunista do Portal Poder 360. 

O evento é promovido pelo Projeto República, núcleo de pesquisa, documentação e memória da Universidade, coordenado pela professora Heloísa Starling, do Departamento de História da UFMG. Mais informações podem ser consultadas na página da palestra.