Notícias Externas

Aliança Francesa de BH promove festival dedicado ao cinema de animação

Sessões exclusivas para grupos de até 10 pessoas é uma das atrações da iniciativa que fica em cartaz durante todo o mês de outubro com 20 curtas e longas-metragens

'Depois da chuva', lançado em 2011, foi um dos curtas selecionados para integrar a programação
'Depois da chuva', lançado em 2011, foi um dos curtas selecionados para integrar a programação Festa do Cinema de Animação/Divulgação

O Dia Internacional do Cinema de Animação é daqui a quase um mês, em 28 de outubro. Mas as comemorações têm início nesta sexta, dia 1°, com a estreia da Festa do Cinema de Animação 2021. A iniciativa da Aliança Francesa apresenta produções cinematográficas do país europeu durante todo o mês no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, seguindo todos os protocolos de segurança e respeitando o distanciamento social.

O evento reúne mais de 20 curtas e longas-metragens, com entrada gratuita mediante a doação de um brinquedo. Além das exibições abertas, a edição conta também com sessões exclusivas de cinema para grupos de até 10 pessoas, às terças, quartas e aos domingos. Aos interessados, basta reservar a sessão e escolher o filme dentre as opções disponíveis no catálogo, que está disponível no site da Aliança Francesa.

Em entrevista ao programa Noite Ilustrada dessa quinta-feira, 30, o gerente cultural da Aliança Francesa, Lucas Moraes, deu mais detalhes sobre o festival e comentou algumas particularidades do cinema de animação francês. Segundo Moraes, "não apenas a França, mas outros países francófonos, têm uma tradição muito forte dos quadrinhos e do cinema, e eles buscam muito essa integração. Essa relação direta das histórias dos livros e a abordagem para o cinema tem gerado muitas adaptações e é um dos carros-chefes do cinema francófono contemporâneo".

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

A retirada dos ingressos é realizada pelo Sympla, mas é preciso levar um brinquedo para doação no dia e garantir a entrada gratuita. O Sesc Palladium fica na rua Rio de Janeiro, 1046, no Centro de BH.

Produção: Maron Filho, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas