Saúde

Alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFMG ajudam suas comunidades no combate à Covid-19

Projeto “Adote Sua Vizinhança em tempo de Coronavírus” leva informações sobre a pandemia à população das cidades do interior e das comunidades afastadas de centros urbanos

Projeto Adote sua Vizinhança no combate à Covid-19
Projeto Adote sua Vizinhança no combate à Covid-19 CCS/Medicina/UFMG

O isolamento social tem sido adotado em várias cidades, inclusive do interior. Com as pessoas em casa e, inclusive, evitando buscar as unidades básicas de saúde, para prevenir o contágio e priorizar o atendimento aos pacientes com Covid-19, a informação é fundamental. Pensando nisso, foi criado o projeto “Adote Sua Vizinhança em tempo de Coronavírus”, que reúne estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFMG no combate à pandemia, com foco em suas cidades de origem, no interior do estado. O projeto é coordenado pela professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Maria do Carmo Barros de Melo, e ligado ao Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente, o Observaped, da Faculdade de Medicina.  

O “Adote sua vizinhança” produz folders, podcasts, livros infantis com informações sobre a Covid-19, hábitos de higiene, formas de evitar o contágio, dentre outras. O material é produzido pelos estudantes, sob supervisão dos professores, e compartilhado com os secretários de saúde de municípios do Vale do Jequitinhonha e outras regiões de minas. Além disso o projeto mantém um plantão tira dúvidas em parceria com a prefeitura de Minas Novas e a ACHANTI (Associação Chapadense de Assistência às Necessidades do Trabalhador e da Infância) da cidade de Chapada do Norte, ambas no Vale do Jequitinhonha.

Em entrevista ao programa Expresso 104,5, o aluno do 12º período do curso de Medicina da UFMG e participante do projeto “Adote Sua Vizinhança”, Heleson Ferreira, que é natural de Chapada do Norte, falou sobre a iniciativa.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção de Filipe Sartoreto