Pesquisa e Inovação

Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura, ministra aula inaugural sobre agronegócio

Alysson Paulinelli
Alysson Paulinelli Marcia Kalume/Agência Senado

O ex-ministro da Agricultura e ex-presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, Alysson Paulinelli ministrará, nesta terça-feira, dia 5, palestra sobre o potencial do agronegócio brasileiro. Iniciativa anual da Escola, a aula inaugural terá início às 17h, no auditório Mário Souza Couto Barbosa da Escola de Veterinária, campus Pampulha.

Mineiro de Bambuí, Alysson Paulinelli formou-se em agronomia pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), atual Universidade Federal de Lavras. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas e lançou inovações tecnológicas que tornaram Minas o maior produtor de café do Brasil. Em 1974, foi nomeado ministro da Agricultura. Sua gestão foi marcada pela modernização da Embrapa e pela indução à ocupação econômica do cerrado brasileiro.

Como ministro, Paulinelli também implantou programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo e cuidou da reestruturação do crédito agrícola e do equacionamento da ocupação do bioma amazônico. Em 2006, foi agraciado com o World Food Prize, um dos mais importantes prêmios no campo da alimentação.

Interessados devem se inscrever por meio deste link. Os participantes receberão certificado.