Arte e Cultura

Ars Nova recebe troféu JK de Cultura e Desenvolvimento

Coral fez breve concerto durante a cerimônia de premiação
Coral fez breve concerto durante a cerimônia de premiação Foto: Foca Lisboa / UFMG

O Ars Nova-Coral da UFMG recebeu, na noite de ontem, 16, o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento de Minas Gerais, promovido pelo Mercado Comum – publicação especializada em economia, finanças e negócios – em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O Ars Nova venceu na categoria Música Coral.

Cerca de 800 convidados, entre empresários, pesquisadores, artistas e autoridades, participaram da cerimônia, realizada na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Antes da entrega dos prêmios, a própria filarmônica e o Ars Nova se apresentaram para os convidados. No repertório do coral, as obras Gloria, de Antoine Brumel, e Ave Maria, do mineiro Nelson Salomé, que compareceu ao espetáculo.

Iara Fricke Matte
Foto: Foca Lisboa / UFMG

Embora curta, a performance do coro foi muito bem recebida pelo público e, na avaliação da maestrina Iara Fricke Matte [na foto com o troféu], representa um reconhecimento ao Ars Nova em sua nova fase. “Após apenas três anos de reativação do coro, ser agraciado com o Troféu JK reafirma que estamos no caminho certo, o caminho de fazer música de qualidade e compartilhá-la com as pessoas”, afirmou. Criado em 1959, o Ars Nova-Coral da UFMG é o coro brasileiro em atividade mais premiado dentro e fora do país.

A diretora da Escola de Música, Mônica Pedrosa de Pádua, também participou da cerimônia. “A UFMG foi muito bem representada pelo coral, que apresentou um repertório maravilhoso”, elogiou.

O troféu

Inspirado no ex-presidente Juscelino Kubitschek, o prêmio, que reconhece a trajetória e a contribuição de agentes culturais e empreendedores para o desenvolvimento do estado, contempla 50 categorias de prêmios, distribuídas em cinco grandes grupos: Cidadania e Desenvolvimento, Ciência e Conhecimento, Comunicação, Cultura e Desenvolvimento.

(Com Assessoria de Imprensa do Ars Nova-Coral da UFMG)