Milhares de estudantes conhecem o campus Montes Claros e fazem planos para estudar na UFMG
Segunda edição da Mostra UFMG no Norte de Minas foi marcada por atividades interativas e pelo lançamento do processo de avaliação seriada, novo modelo de ingresso na graduação

Foto: Ana Cláudia Mendes | UFMG
Por volta das 8h do último sábado, 26 de abril, estudantes das escolas participantes da Mostra Sua UFMG começaram a chegar ao campus Montes Claros. Animados, os visitantes conheceram primeiro as salas interativas dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática e Administração, montadas no bloco C.
Em seguida, os grupos se dirigiram para o auditório, onde foram realizadas palestras. No gramado central, foram montadas tendas dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia, além das tendas das Políticas de Permanência Estudantil, Associação Atlética Acadêmica, Rádio UFMG Educativa e do jogo de cartas colecionáveis. Ao todo, 3 mil estudantes de 65 cidades do Norte de Minas se inscreveram na segunda edição do evento.

Nos espaços dedicados aos oito cursos de graduação do campus, os visitantes puderam participar de atividades e experiências ligadas às respectivas áreas de atuação. Alguns alunos já estavam de olho na futura profissão. Otávio Henrique Pereira veio com a turma da Escola Estadual Nossa Senhora das Dores, de Joaquim Felício (a 140 quilômetros de Montes Claros) e demonstrou interesse pelo curso de Agronomia. “Pelo que eu vi, a estrutura é muito boa, existem muitos programas na Universidade. Meu plano é estudar Agronomia aqui. Ser aluno da UFMG”, afirmou.
Luane de Jesus Ferreira, da Escola Estadual do Ensino Médio de Vila Nova de Minas, distrito de Montes Claros, também ficou empolgada com o curso de Agronomia. “Eu estou gostando muito. É uma experiência única. Gostei muito do curso de Agronomia, porque como sou da zona rural e convivo com essa realidade [do campo], achei muito interessante”, enfatizou. A professora Daniella Ferreira Antunes, que acompanhava a turma destacou a importância de um evento como a Mostra Sua UFMG. “É uma grande oportunidade para a gente trazer os estudantes aqui. Nós temos ex-alunos da escola que já estão estudando aqui na UFMG. E estamos muito felizes de poder trazer nossos alunos neste ano também”, afirmou.
O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira reforçou a relevância da Mostra Sua UFMG para estreitar laços e a comunicação com a comunidade. “Realizar essa Mostra aqui é motivo de grande alegria. Ampliamos oferta de cursos na cidade, com as licenciaturas em Matemática e em Ciências da Natureza. Isso é muito importante. É sempre uma alegria receber visitantes. Isso é UFMG.”

Foto: Ana Cláudia Mendes | UFMG
Seriado UFMG
Durante a Mostra, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresentou um programa especial com um quiz para os visitantes e distribuição de brindes. Durante o programa também foi lançado o Seriado UFMG, uma nova forma de ingresso que entra em vigor a partir deste ano. Trinta por cento das vagas da graduação serão reservadas ao processo seletivo seriado e 70% ao Sisu.
Alessandro Fernandes falou sobre o processo, que visa ampliar as alternativas para ingressar na Universidade. “Essa nova forma de ingresso é optativa para o candidato. Ele pode escolher uma ou outra ou as duas formas. O seriado será feito em etapas, em três anos. Vemos o seriado como uma ampliação das alternativas de ingresso. Quando se cria alternativas de ingresso, aumenta-se a inclusão na Universidade. É um processo feito por etapas, o aluno pode se preparar de forma mais tranquila. O Enem é somente um dia. O seriado dá a oportunidade de o candidato, aos poucos, fazer o seu processo”, destacou Alessandro, que ressaltou que, a exemplo do Sisu, o Seriado UFMG também vai cumprir a lei de cotas.
O pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Teixeira, explicou alguns detalhes da seleção: “A UFMG está construindo seu seriado de forma mais inclusiva. Se estiver no primeiro ano do ensino médio e quiser iniciar o seriado agora, o estudante pode [se candidatar]. E quem concluiu o ensino médio também será bem-vindo assim como os egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um processo abrangente como deve ser a universidade”.

Ana Cláudia Mendes | UFMG
A respeito do conteúdo programático do seriado, o pró-reitor de Graduação informou que o Seriado UFMG será orientado pela Base Comum Curricular e pelo currículo referência de Minas Gerais. “Não é nosso objetivo que as escolas venham a ensinar nenhum conteúdo a mais. Estamos nos apropriando dos planos de curso das escolas, especialmente as públicas de Minas Gerais, para que possamos ter um processo bastante inclusivo. Em maio, pretendemos divulgar um documento norteador que conterá informações importantes, especialmente para os professores da educação básica poderem preparar bem os seus estudantes para o Seriado UFMG”, explanou.
A prova da primeira etapa do processo seletivo seriado já tem data definida: 14 de dezembro de 2025. As inscrições devem ter início a partir da segunda quinzena de agosto.
O histórico sobre as discussões e as primeiras deliberações sobre o Seriado UFMG podem ser consultadas na página do processo.

Foto: Ana Cláudia Mendes | UFMG
RPG com 'Flofas'
Outra novidade da segunda edição da Mostra UFMG em Montes Claros foi o jogo de cartas colecionáveis, experiência interativa na qual os visitantes puderam saber mais sobre a Universidade enquanto se divertiam. Cada carta é ilustrada com a série Flofas [composta por personagens inspirados na fauna e na flora dos campi], simulando o estilo de jogos de cartas de RPG, com ilustrações que evocam magia, aventura e fantasia. Os estudantes que completaram o jogo de cartas foram premiados com brindes exclusivos e limitados da UFMG.

Para os alunos, a brincadeira foi uma aventura que ajudou a conhecer melhor a Universidade. “É uma oportunidade muito bacana que estão oferecendo a nós que estamos a um passo de entrar para a Universidade. Estão trabalhando com dinâmicas bastante interessantes para a gente ver e se sentir um pouco dentro desses cursos”, elogiou Maria Clara Mota, do Colégio Crescer, de Januária, cidade a 200 quilômetros de Montes Claros.
Júlia Araújo, da Escola Estadual Josias de Matos, de Fernão Dias (a 120 quilômetros de Montes Claros) foi uma das vencedoras do jogo e ganhou uma miniatura do Yaku, um dos Flofas da UFMG. “Achei muito divertido. A gente aprendeu bastante coisa nesse jogo de colecionar as cartas. Gostei muito do brinde, para me lembrar que vou estudar na UFMG” afirmou.
Para o diretor do campus regional Montes Claros, professor Hélder dos Anjos Augusto, a segunda edição da Mostra Sua UFMG no Norte de Minas trouxe uma clara percepção de avanço. “Há um sentimento de evolução nesse processo de trazer as escolas para dentro do campus da UFMG em Montes Claros. Esse é um papel primordial da nossa comunidade. A cada momento que avançamos, vamos aprimorando essas estratégias e ações. Olhando para a segunda edição, crescemos em qualidade e em quantidade. Estamos aqui com praticamente três mil alunos, e na próxima edição acreditamos que vamos superar esse número”, projetou o diretor.
