Artista Márcia Charnizon dedica Galeria Virtual Multimídia aos 'centennials'
Obras exibidas são produzidas por adolescentes da geração que nasceu com a cibercultura
O termo centennials é um dos nomes dados à geração Z, hoje composta pelos adolescentes e jovens adultos nascidos entre o fim da década de 90 e o fim dos anos 2000. Esses são marcados por terem crescido com a cibercultura e não conhecem o mundo sem internet. A realidade destes jovens é o tema do mais novo projeto da fotógrafa mineira Márcia Charnizon, a galeria virtual multimídia Centennials. O projeto propõe uma reflexão sobre essa juventude atravessada pela pressão e expressão das redes sociais e busca mostrar a relação dessa geração com as diversas mudanças de paradigma nas questões de gênero e sexualidade, contribuindo para ampliar as vozes dessas pessoas.
O projeto reúne jovens com idade de 16 a 19 anos, de realidades diversas, como mulheres cis, trans e pessoas não-binárias, e conta com fotografias, áudios, vídeos, desenhos, poemas, textos e colagens, todos de autoria das pessoas que participaram do projeto. A galeria Centennials será lançada para o público no dia 8 de agosto.
A fotógrafa Márcia Charnizon, idealizadora do projeto, conversou com o apresentador Filipe Sartoreto no programa Expresso 104,5 desta quinta-feira, 5. A conversa abordou o processo de construção do projeto, as reflexões que ele propõe e temas que envolvem a adolescência dentro da cultura cibernética.
Ouça a entrevista no SoundCloud.
Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael