Lazer e esporte

Atleta do CTE representará o Brasil em competição on-line de nado artístico

Maria Luiza, 12, participa da disputa neste sábado; desempenho em exercícios fora d’água será avaliado

Seletiva ocorreu na semana passada, de forma virtual, pela plataforma Zoom
Seletiva ocorreu na semana passada, de forma virtual, pela plataforma Zoom Reprodução

A atleta Maria Luiza Bracarense, que integra a equipe de nado artístico do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, vai representar o Brasil na 1ª Competição Online de Nado Artístico da União Americana de Natação (Uana) 2020, que ocorre neste sábado, dia 20.

Maria Luiza classificou-se em primeiro lugar na seletiva virtual, realizada na semana passada com 82 participantes, dos quais 10 foram escolhidos para participar da competição. A seleção se deu por meio de uma conferência de vídeo, e a atleta foi avaliada por juízes e preparadores físicos brasileiros conforme os critérios da Uana.

A treinadora da equipe de nado artístico do Centro, Tathiane Martins, destacou o modelo inovador e a relevância da competição. “Ela acontece em uma hora em que precisamos manter as atletas motivadas a treinar pelo menos a parte física. Adequado às condições de distanciamento, o campeonato será via plataforma Zoom. Cada atleta fará o exercício sob observação de uma banca avaliadora. A competição será fora da água e contará com dois exercícios por categoria, o Burpee e a Posição de Y”, explica.

Videoconferência
Maria Luiza, de 12 anos, foi selecionada para representar o país na categoria Juvenil e competirá no exercício Burpee. “Nunca achei que participaria de uma competição fora da água no nado artístico, mas, no CTE, treina-se muito fora da piscina, e isso me ajudou bastante. Estava ansiosa e, quando a Tathi [treinadora] telefonou para me dar o resultado, fiquei muito feliz. Estou treinando todos os dias e quero fazer melhor do que na seletiva”, conta Maria Clara.

A competição da Uana também será realizada por meio de videoconferência. Os exercícios avaliados serão os mesmos da seletiva brasileira. Coordenado pela professora Tathiane Rodrigues Martins, o projeto de nado artístico do CTE surgiu em 2014. Em condições normais, os atletas têm à disposição uma piscina olímpica, reconhecida como uma das melhores da América Latina.

Com Assessoria de Comunicação da EEFFTO