Lazer e esporte

Atleta do CTE vai disputar o Campeonato Mundial de Atletismo

Ana Caroline Miguel da Silva, que representará o Brasil em Oregon, nos EUA, detém a melhor marca do ano no arremesso de peso na América do Sul

Aos 23 anos, a atleta mineira lidera ranking sul-americano
Aos 23 anos, a atleta mineira lidera ranking sul-americano Reprodução Instagram da atleta @anacarol_atl

A atleta Ana Caroline Miguel da Silva, do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, integra a delegação brasileira que vai disputar o 18º Campeonato Mundial de Atletismo, nos Estados Unidos. A delegação brasileira é composta de 58 atletas, sendo 23 nas categorias femininas e 35 nas masculinas. Os atletas convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) já estão na cidade de Oregon para as competições que se iniciam amanhã, 15, e vão até o domingo, 24.

Natural de Contagem, a mineira de 23 anos, que fará sua estreia no Mundial amanhã, lidera o ranking sul-americano de arremesso de peso de 2022, com 18,46 metros. Há dois anos, ela estuda psicologia na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. Quando disputou o National Junior College Athletic Association (NJCAA), a atleta conseguiu as suas melhores marcas pessoais. No torneio, ela ganhou duas medalhas de ouro e foi eleita a melhor atleta de provas de campo da competição. Sua treinadora no Brasil é Roberta Braz de Oliveira, da equipe de arremesso do CTE. Nos Estados Unidos, a atleta treina com David Schenek.

Trajetória vitoriosa
A treinadora Roberta Braz, que acompanha de perto a trajetória de Ana Caroline, conta como tudo começou: “Ana iniciou no atletismo em 2014 nas provas de combinadas. Em 2015, ela foi para a prova do arremesso do peso e, em 2016, veio a primeira medalha de bronze em nacionais sub-18. Em 2017, a atleta se sagrou campeã brasileira sub-20, vice campeã sul-americana sub-20 e campeã brasileira sub-23".

Em 2018, Ana Caroline foi campeã brasileira sub-20, campeã brasileira universitária e participou do campeonato Mundial de Atletismo sub-20 na Finlândia, alcançando  a 10ª colocação. Depois dessa boa classificação, ela recebeu o convite para estudar e treinar nos Estados Unidos, onde está desde 2019. “A Ana vem evoluindo muito em seus resultados. Em 2021, foi vice campeã pan-americana júnior e obteve sua melhor marca recentemente, quando fez um arremesso de 18,46 metros, a terceira melhor marca da história do Brasil”, comemora Braz.

O Mundial de Atletismo é a principal competição deste ano e só perde para os Jogos Olímpicos em número de atletas. A edição de 2022, que reunirá dois mil participantes de 200 países, será disputada no Estádio Hayward Field, que também será palco das provas de rua, como as maratonas e as marchas atléticas.

Outras  informações sobre o Mundial de Atletismo estão disponíveis no site do evento.

Com Assessoria de Comunicação do CTE