Lazer e esporte

Atletas do CTE conquistam 18 medalhas em competição estadual

Jovens estão classificados para etapa nacional, em novembro

No alto do pódio, Francisco Guilherme, ouro no Pentatlo, e o professor Márcio Vianna, à extrema esquerda
No alto do pódio, Francisco Guilherme, ouro no pentatlo; à esquerda, o professor Márcio PrudêncioArquivo pessoal

Equipe do Centro Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG conquistou 18 medalhas – 11 de ouro, cinco de prata e duas de bronze –  nos Jogos Escolares de Minas Gerais, (Jemg), realizados em Uberaba, de 31 de julho a 4 de agosto. Os atletas que alcançaram o pódio garantiram vaga para os jogos nacionais, que serão disputados em novembro, em Natal. Quase sete mil atletas competiram em 25 modalidades. O CTE foi representado no judô e no atletismo, em duas categorias: módulo I, para jovens de 12 a 14 anos, e módulo II, para atletas de 15 a 17 anos.

Semestralmente, o CTE realiza uma peneirada para a seleção de novos atletas. Os convocados passam por bateria de testes físicos e de habilidades para identificar quais potenciais podem ser desenvolvidos e em quais modalidades serão melhor aproveitados. Todos os atletas praticam as atividades esportivas no horário em que não estão na escola. Os iniciantes treinam às segundas, quartas e sextas, e aquelas que praticam uma modalidade esportiva há mais tempo treinam todos os dias da semana.

Perspectiva de carreira
O professor Márcio Vianna Prudêncio, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e treinador do CTE, destaca a perspectiva que o atletismo abre a esses jovens. "Quando se sentem reconhecidos, muitos passam a ver a carreira esportiva como uma opção", afirma o professor.

Como grande parte dos alunos que treinam no CTE pertencem a famílias de baixa renda, a possibilidade de sustento pelo esporte intensifica a vontade do estudante em se tornar um profissional. "Os estudantes que conquistarem pódio nos jogos nacionais poderão pleitear bolsas de auxílio financeiro", informa o professor. "A evasão é um problema muito grande, e quando o atleta começa a ajudar em casa, os pais passam a entender a importância do esporte e a incentivar a participação dos filhos", salienta.

Veja os resultados alcançado pela equipe do CTE:

Laiza Gonçalves - ouro no salto em distância e prata nos 75m rasos
Hudson Emanoel - ouro nos 75m e 250m rasos
André Martins - ouro no arremesso de peso
Francisco Guilherme - ouro no pentatlo
Maria Eduarda - ouro no arremesso de peso
Isabelle Mendes - prata nos 250m rasos
Julia Vitoria - ouro nos 80m com barreiras

Luana Lopes - ouro no salto triplo e prata nos 100m com barreiras
Beatriz Ferreira - bronze no arremesso de peso e no lançamento de disco
Thaís Michele - ouro nos 100m com barreiras e nos 200m rasos
Alexandre Ailon - ouro nos 400m rasos