Ensino

Aula inaugural de formação transversal abordará contribuição do jornalismo para a divulgação científica

Bernardo Esteves, jornalista da revista Piauí
Bernardo Esteves, jornalista da revista Piauí Arquivo pessoal

A Formação Transversal em Divulgação Científica oferece, neste semestre, disciplinas que discutem a pesquisa científica e suas formas de produção em diferentes áreas do conhecimento. Sua aula inaugural, na próxima terça-feira, 2, das 14h às 18h, será proferida pelo jornalista da revista Piauí Bernardo Esteves [foto] e pela professora Mariluce Moura, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Realizada no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha, a aula inaugural tratará da presença da ciência nos jornais e da tentativa de produzir jornalismo mais qualificado ao informar sobre temas científicos de diversas áreas.

Bernardo Esteves apresentará reflexões sobre a possibilidade de contribuição do jornalismo narrativo para a popularização da ciência e para seu entendimento como integrante da cultura. Mariluce Moura, por sua vez, abordará a dimensão institucional do jornalismo científico.

Não é necessário fazer inscrição para participar do evento, que é aberto ao público e será transmitido ao vivo pela internet.

Mariluce Moura, professora da UFBA
Mariluce Moura, professora da UFBA Arquivo UFBA

Disciplinas
Laboratório de divulgação científica A: agência integrada de produção e divulgação científica, ministrado pelas professoras da Comunicação Social Valéria de Fátima Raimundo e Camila Maciel Campolina Alves Mantovani, tratará das contribuições do jornalismo científico na ampliação do debate sobre ciência, tecnologia e sociedade. Serão ofertadas 25 vagas para as aulas, programadas para as quintas-feiras, das 14h às 18h.

A disciplina Tópicos em divulgação científica B: Vivências pedagógicas em equipamentos científico-culturais móveis estudará a rotina do setor educativo do Museu Itinerante Ponto UFMG, promovendo reflexões sobre prática docente e saberes da mediação. Ministrada pelas professoras do Centro Pedagógico Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci e Tânia Margarida Lima Costa, a atividade será realizada às quartas-feiras, das 14h às 18h, e conta com 25 vagas.

O professor da Faculdade de Educação Jefferson de Oliveira ministrará a disciplina História da ciência e da difusão da cultura científica, em que discutirá, às quartas-feiras, das 19h às 22h30, a historiografia da popularização da ciência, a centralidade da ciência no iluminismo, a formação do imaginário científico, entre outros tópicos. Serão ofertadas 60 vagas.

Matrícula
Estudantes veteranos de graduação podem realizar matrícula a partir deste sábado, 30, até segunda, 1º, na terceira fase da matrícula, que inclui disciplinas de formação livre. Se restarem vagas, poderão ser ofertadas como disciplina isolada para a comunidade externa.

As formações transversais são trajetos formativos não convencionais, compostos de conjuntos de disciplinas tematicamente articuladas que resultam em uma competência específica.

O aluno poderá cursar uma ou várias disciplinas avulsas, que resultarão em créditos de formação livre. Ele receberá certificado específico caso integralize as 360 horas ofertadas no percurso.

Neste semestre, serão oferecidas cerca de 500 vagas em disciplinas das quatro opções desse tipo de percurso: Saberes tradicionaisDivulgação científicaRelações étnico-raciais, história da áfrica e cultura afro-brasileira e Culturas em movimento e processos criativosque começa a ser oferecida neste semestre.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão