Arte e Cultura

'Aulas abertas': Marcelo Bones, diretor de teatro, fala sobre festivais

Eventos são espaços privilegiados de inovação, de difusão das vanguardas, de formação técnica e de público

O último convidado do projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG, é o diretor e professor Marcelo Bones, que fala sobre festivais, especialmente os de teatro, em uma aula intitulada Um olhar sobre os festivais.

Segundo o professor, os festivais de inverno da UFMG tiveram um papel muito importante em sua formação pedagógica, artística, humana e como diretor de teatro. A participação nesses eventos despertou seu interesse para os festivais de maneira geral e principalmente para os de teatro. Em 2014, ele participou da criação do Observatório dos Festivais – organização de pesquisa, informação e articulação dos festivais de teatro no Brasil. 

Bones conta que os festivais provavelmente são realizados desde os primórdios da humanidade, ligados a rituais de celebração e colheita. Segundo ele, esses acontecimentos no campo das artes cênicas podem ser definidos como uma sequência de apresentações demarcadas no tempo e em determinado território. Ele também discorre sobre o surgimento dos principais festivais de teatro do Brasil e do mundo e ressalta que, além da importância artística, eles têm dimensão social, política e econômica.

Bones também chama a atenção para a importância dos festivais como espaço privilegiado de inovação, de difusão das vanguardas, de formação técnica e de público.

Assista ao vídeo:

 

Marcelo Bones é diretor de teatro, fundador do Grupo Teatro Andante, professor, gestor cultural, criador do Observatório dos Festivais e articulador da Rede Brasileira de Festivais. Atualmente, é subsecretário de Cultura de Contagem.

O projeto Aulas abertas oferece ambiente de compartilhamento de ideias, conceitos, experiências e discussões contextualizadas pelo atual momento de crise. Uma nova aula é publicada toda semana nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e no site do Centro Cultural UFMG. Todos os vídeos já lançados permanecem disponíveis nessas plataformas.