Arte e Cultura

Belo Horizonte, cidade criativa pela Gastronomia

Título concedido pela Unesco reconhece a mistura entre tradição e inventividade da culinária da capital mineira

Pegue uma boa dose de tradição, uma pitada generosa de inventividade e misture tudo num grande caldeirão: o resultado é uma gastronomia única, com sabores, texturas e cheiros capazes de agradar o crítico mais exigente. Assim é a culinária de Belo Horizonte, que reúne o que Minas tem de melhor, aliando receitas de família à descontração e inovação dos botecos.

Essa cultura gastronômica rendeu recentemente à capital mineira o título concedido pela Unesco de Cidade Criativa pela Gastronomia. Ao todo, apenas 250 cidades em todo mundo são reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como criativas, em áreas como Gastronomia, Cinema ou Design.

No campo da culinária, Belo Horizonte agora faz parte do seleto grupo composto pelas seguintes cidades: Florianópolis (SC), Belém (PA), Paraty (RJ), Cochabamba (Bolívia), ChengDu, Macao e Shunde (China), Buenaventura e Popayán (Colômbia), Jeonju (Coréia do Sul), Burgos e Dénia  (Espanha), San Antonio e Tucson (EUA), Rasht (Irã), Alba e Parma (Itália), Tsuruoka (Japão), Zahlé (Líbano), Enseada (México), Bergen (Noruega), Cidade do Panamá (Panamá), Östersund (Suécia), Phuket (Tailândia), Hatay e Gaziantep (Turquia), Afyonkarahisar (Turquia), Arequipa (Peru), Bendigo (Austrália), Bergamo (Italia), Hyderabad (Índia), Mérida (México), Overstrand Hermanus (África do Sul), Portoviejo (Ecuador), Yangzhou (China). 

Entenda as origens das tradições culinárias de Minas e a singularidade da boa mesa belorizontina nesse vídeo com o professor do depto. de História da UFMG, José Newton Menezes, e o chef Edson Puiati.

Veja também a receita preparada pelo chef Edson Puiati especialmente para a TV UFMG.

Equipe: Luciana Julião (produção, reportagem e edição de conteúdo); Yves Vieira (reportagem); Ângelo Araújo e Lucas Tunes (imagens); Marcelo Duarte (edição de imagens)