BH recebe roda de conversa sobre a obra de Henfil
BDMG Cultural promove debate ‘Memória e Biografia, uma conversa a partir da obra de Henfil’
Henrique de Souza Filho, o Henfil, nasceu em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele foi um cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro. Ganhou notoriedade por seus trabalhos publicados no jornal O Pasquim, nas revistas autorais do Fradim e no Jornal do Brasil, nos quais fazia críticas ao regime militar com humor crítico e satírico.
Além disso, Henfil trabalhou na televisão como diretor de programa, escreveu livros e ainda ganhou o Prêmio Vladmir Herzog pelo conjunto de sua obra na revista Isto É.
Se estivesse vivo, Henrique de Souza Filho completaria 75 anos em 2019. Cerca de 50 originais e reproduções de sua obra fazem parte da mostra Henfil – Um raio-x do nosso (in)consciente, que apresenta alguns dos personagens eternizados por ele, como a Graúna, o Fradim e o Bode Orelana. A mostra é inédita em Minas Gerais, e está em cartaz na Galeria Henfil do prédio do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A exposição fica em cartaz até o dia 27 de junho.
Nesta terça-feira, 18, o BDMG Cultural promove a roda de conversa Memória e Biografia, uma conversa a partir da obra de Henfil, que conta com a participação de Carlos Falci, Afonso Andrade e Fabiano Azevedo, que conversou com o programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa.