Arte e Cultura

Biblioteca Central recebe mostra de livros de artista que tratam de temas políticos e sociais

Amir Cadôr, curador da exposição, apresenta o livro de Maiakovski [volume laranja], que traz o poema inspirador da mostra
Amir Cadôr, curador da exposição, apresenta o livro de Maiakovski [volume laranja] que traz o poema inspirador da mostra Foto: Ewerton Martins Ribeiro / UFMG

Está aberta ao público, na Biblioteca Central, a exposição A plenos pulmões, que reúne livros de artista que põem em discussão temas políticos e sociais, como as contradições da opinião pública, a ação dos sindicatos e dos movimentos sociais, o racismo, a luta das mulheres por igualdade de direitos, a ditadura e a censura.

A exposição conta com livros que tratam de questões contemporâneas, como as “torturas voluntárias” a que se submetem as pessoas que desejam mudar o próprio corpo por meio de cirurgias, a atual crise de refugiados e as manifestações brasileiras de junho de 2013. Ao todo, o curador da exposição, Amir Brito Cadôr, reuniu 21 livros.

Os livros poderão ser manuseados nas visitas, já que serão mediadas por bolsistas. Para ter acesso físico aos volumes, contudo, os visitantes devem agendar horário pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4615.

Livros tematizam questões políticas e sociais, como no caso do volume que reúne fotos de refugiados [parte inferior esquerda]
Livros tematizam questões políticas e sociais, como no caso do volume que reúne fotos de refugiados [parte inferior esquerda] Foto: Ewerton Martins Ribeiro / UFMG

Entre a arte e a política
O título da mostra – A plenos pulmões – tem como referência o poema homônimo do poeta e dramaturgo russo Vladimir Maiakovski, publicado em 1923, no livro Dlia golosa (For the voice, em inglês). Lançada originalmente na Alemanha (ainda que em russo), a obra – de caráter político – foi produzida para ser lida em voz alta em reuniões de sindicatos.

“No projeto gráfico que o artista russo El Lissitzky criou para o livro, a página inicial de cada poema conta com uma ilustração tipográfica e uma espécie de aba, semelhante àquelas que existem nas agendas de telefone. A ideia é possibilitar que um orador encontre facilmente um poema do qual se lembre para citá-lo durante sua fala”, explica Amir Brito Cadôr.

Por incorporar esse dispositivo de leitura inovador, a obra é considerada uma das precursoras do chamado livro de artista. Dlia Golosa é uma das obras em exposição.

Os livros pertencem ao acervo da Escola de Belas Artes. A exposição está montada na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG, que fica no quarto andar da Biblioteca Central, no campus Pampulha, e pode ser visitada até 5 de maio, das 8h às 22h.

A íntegra da tradução de Haroldo de Campos para o poema A plenos pulmões pode ser lida no volume Poemas russos, organizado por Mariana Pithon e Nathalia Campos na Faculdade de Letras da UFMG.