Biblioteca Central retoma agendamento de empréstimo e devolução de livros

Com o avanço da UFMG à etapa 1 do plano de retorno, recomendação é que as demais unidades do sistema também voltem a oferecer o serviço

Salão de estudo da Biblioteca Universitário vazio durante a pandemia:
Salão de estudo da Biblioteca Universitária vazio durante a pandemia: protocolo de biossegurança deverá ser rigorosamente respeitado no momento da devolução ou empréstimo de livros  Ewerton Martins Ribeiro | UFMG

A Biblioteca Central da UFMG, localizada no campus Pampulha, retoma nesta segunda-feira, dia 17, os serviços de agendamento de empréstimo e devolução de livros. A direção da Biblioteca Universitária recomendou que as demais unidades do sistema adotem a mesma medida em consonância com o avanço à etapa 1 do Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto, anunciado na semana passada pela Reitoria da Universidade.

O agendamento de empréstimo e a devolução de livros foram implementados pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG no ano passado. Como se trata de uma recomendação, a diretora Kátia Lúcia Pacheco, da Biblioteca Universitária, explica que é necessário que o usuário envie um e-mail para confirmar se a biblioteca da unidade onde estuda ou trabalha retomará esse serviço a partir de hoje. “É também por e-mail que é feito o agendamento de devolução, apesar de ainda continuarmos com a renovação automática dos livros emprestados”, ressalva.

Renovação e solicitação de empréstimo
Os itens emprestados continuarão a ser renovados automaticamente, por isso a devolução não é obrigatória. Mesmo assim, caso o usuário queira agendá-la, é só enviar uma mensagem para a biblioteca e confirmar se ela já está apta para receber a devolução. Assim que forem devolvidas, as obras serão colocadas em quarentena durante sete dias antes de serem disponibilizadas novamente para empréstimo.

Para solicitar o empréstimo, é necessário localizar, no catálogo on-line, a obra de interesse. Após clicar no título do livro, o usuário verá, no canto inferior direito da tela, a opção solicitação de empréstimo. Ao clicar nela, ele deverá fornecer sua senha de usuário (utilizada nas bibliotecas) e dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso, é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre o pedido e entrará em contato via e-mail ou telefone para agendamento da data e do horário para retirada do volume.

Escaninhos, acervos e áreas de estudo permanecem fechados, e não será permitida a entrada com acompanhante nas bibliotecas. No momento da devolução e empréstimo, previamente agendados, deverão ser respeitados todos os protocolos de biossegurança divulgados pela UFMG e pelo Ministério da Saúde, como uso de máscara, higienização das mãos e distância mínima de dois metros entre as pessoas.

Serviços on-line
Desde o início da pandemia, as bibliotecas estão oferecendo, via e-mail, serviços como “nada consta”, normalização bibliográfica e outras demandas informacionais dos usuários. Os treinamentos sobre o uso das plataformas de e-books, o Portal Capes e suas bases de dados, por sua vez, estão sendo realizados nos canais UFMG Biblioteca e Suporte à pesquisa UFMG, ambos no YouTube. Essas atividades são divulgadas no site, recentemente reformulado, e no perfil da Biblioteca Universitária no Instagram. Todos os vídeos ficam disponíveis nos canais, caso os usuários não possam acompanhar os treinamentos ao vivo. Para tirar dúvidas, o usuário deve enviar e-mail para a referência da biblioteca da unidade onde estuda ou entrar em contato via Skype Suporte à pesquisa UFMG – canal que oferece orientações, principalmente, sobre o uso do Portal Capes e suas bases de dados.

Investimento em e-books
A UFMG fez um investimento superior a R$ 2 milhões na assinatura de plataformas multidisciplinares de e-books que suprem as demandas do ensino remoto. Toda a comunidade acadêmica, inclusive os estudantes de disciplinas isoladas regularmente cadastrados no Sistema de Bibliotecas, podem acessar as plataformas assinadas.

As plataformas Minha Biblioteca e Pearson, que oferecem milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos a todos os cursos de graduação da Universidade, são acessadas, em um primeiro momento, via catálogo on-line da UFMG. Na tela inicial do catálogo, após digitar o termo de pesquisa e clicar em + opções de consulta, basta o usuário selecionar a opção e-book em tipo de obra.

Nos resultados da pesquisa será possível visualizar um cadeado ao lado do link da obra encontrada. Ao clicar sobre ele, aparecerá uma tela solicitando login e senha de acesso. Se o e-book pertencer à Pearson, o usuário terá de preencher, em outra tela, informações como CPF, nome, sobrenome, e-mail e senha para o primeiro cadastro. Após esse primeiro acesso, é possível navegar diretamente nas plataformas e usufruir todos os recursos lá disponíveis.

Outra plataforma disponível é a ProQuest’s Arts E-book Subscription, que reúne conteúdos referentes à graduação e à pós-graduação. Para acessar a plataforma, é necessário clicar em solicitar conta nesse link, preencher o formulário de solicitação e aguardar aprovação.

Para suprir as demandas de literatura, foi adquirida a Árvore de Livros, que oferece mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo clássicos e lançamentos, além de jornais e revistas de diversas partes do mundo. Para pedir o acesso ao conteúdo dessa plataforma de leitura digital, é necessário enviar e-mail para bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br. O usuário terá 30 dias para navegar pela plataforma com o código de acesso enviado e poderá solicitar, via e-mail, a renovação desse acesso (a liberação dependerá da disponibilidade no momento do pedido).

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária