Ensino

Bibliotecas mantêm serviços on-line durante período de suspensão das atividades presenciais

Apenas empréstimo e devolução agendados deixarão de ser oferecidos nos próximos 15 dias; atendimento remoto, treinamentos on-line e acesso a e-books suprem demandas informacionais

Tela de computador aberta na página do Sistema de Bibliotecas: atividades remotas estão mantidas Lucas Braga | UFMG

Estão suspensos, a partir de segunda-feira, dia 15, os serviços de agendamento de empréstimo e devolução de livros das bibliotecas da UFMG. A medida, que vai vigorar por duas semanas, foi tomada em consonância com a decisão da Universidade de voltar à etapa zero do seu Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto. Todas as atividades presenciais foram interrompidas, exceto as essenciais para o enfrentamento da pandemia e as de manutenção.

O retorno à fase zero foi justificado em nota encaminhada nesta sexta-feira, dia 12, à comunidade universitária pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira: “Vivemos um momento de extrema gravidade, em que observamos elevada incidência de novos casos de covid-19, circulação de novas variantes, com alta taxa de transmissão, resultando em exaustão de serviços e trabalhadores de saúde e um número inaceitável de óbitos. Medidas necessárias e urgentes de contenção e restrição da circulação de pessoas foram adotadas nos municípios de Belo Horizonte e de Montes Claros para evitar o colapso do sistema de saúde".

As bibliotecas manterão as atividades remotas já executadas, como os atendimentos aos serviços de "nada consta", normalização bibliográfica e outras demandas informacionais dos usuários. Também continuam a ser transmitidos, nos canais UFMG Biblioteca e Suporte à Pesquisa UFMG, ambos no YouTube, os treinamentos sobre o uso das plataformas de e-books, o Portal Capes e suas bases de dados. Essas atividades são divulgadas no site e no Instagram da Biblioteca Universitária, e todos os vídeos ficam disponíveis nos canais, caso os usuários não possam acompanhar os treinamentos ao vivo. Para tirar dúvidas, os usuários devem enviar e-mail para a referência da biblioteca da unidade onde estuda ou entrar em contato via Skype Suporte à Pesquisa UFMG – canal que oferece orientações, sobretudo, sobre o uso do Portal Capes e suas bases de dados.

Plataformas de e-book
Para oferecer à comunidade condições de acesso ao ensino remoto emergencial, foram adquiridas plataformas de e-books que melhor atendem aos cursos de graduação e oferecem obras preferencialmente em português. O investimento é superior a R$ 2 milhões, e toda a comunidade acadêmica da UFMG pode acessar os conteúdos adquiridos.

As plataformas Minha Biblioteca e Pearson, que oferecem milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos a todos os cursos de graduação da Universidade, são acessadas, em um primeiro momento, via Catálogo On-line da UFMG. Na tela inicial do catálogo, após digitar o termo de pesquisa e clicar em + Opções de consulta, basta o usuário selecionar a opção E-book em Tipo de obra.

Nos resultados da pesquisa será possível visualizar, ao lado do link da obra encontrada, um cadeado. Ao clicar sobre ele, aparecerá uma tela solicitando o login e senha de acesso ao usuário. Se o e-book pertencer à Pearson, o usuário terá de preencher, em outra tela, informações como CPF, nome, sobrenome, e-mail e senha para o primeiro cadastro. Após esse primeiro acesso, é possível navegar diretamente nas plataformas e usufruir todos os recursos lá disponíveis.

Outra plataforma disponível é a ProQuest's Arts E-book Subscription, com conteúdos que abrangem graduação e pós-graduação. Para acessar a plataforma, é necessário clicar em ‘solicitar conta’ neste link, preencher o formulário de solicitação e aguardar aprovação.

Para suprir as demandas de literatura, foi adquirida a Árvore de livros, que disponibiliza mais de 30 mil títulos de todos os gêneros, incluindo clássicos e lançamentos, além de jornais e revistas de diversas partes do mundo. Para solicitar o acesso ao conteúdo dessa plataforma de leitura digital, é necessário enviar e-mail para bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br. O usuário terá 30 dias para navegar pela plataforma com o código de acesso enviado. Também poderá solicitar, via e-mail, a renovação desse acesso, cuja liberação dependerá da disponibilidade no momento do pedido.

Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas