Institucional

Bibliotecas voltam a inventariar seus acervos durante as férias

​Conferência dos itens bibliográficos contribui para a preservação das coleções da UFMG

bhs
Inventário possibilita a identificação de materiais danificados e o índice de perdasFoto: Lucas Braga | UFMG

Interrompida durante a pandemia, a conferência do acervo bibliográfico está sendo novamente realizada pelas bibliotecas da UFMG durante as férias. A maioria das unidades desenvolve esse trabalho nos meses de janeiro e fevereiro, e uma parte minoritária, em julho. 

A Biblioteca Central, por exemplo, estará fechada até o dia 3 de março, para análise dos mais de 70 mil itens do acervo local.

De acordo com a diretora da Biblioteca Universitária, Kátia Lúcia Pacheco, durante o inventário, são identificados os materiais danificados e com divergências, é averiguada a ordem de classificação, constatado o índice de perda e verificadas possíveis falhas no serviço de circulação.

Impactos minimizados
"Esse grande volume de trabalho provoca a paralisação de empréstimo e devolução de livros nas bibliotecas inventariantes. Por isso, a atividade é realizada no período de férias letivas, o que reduz o impacto sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão”, justifica a diretora.

Kátia Pacheco enfatiza, ainda, que o inventário não só possibilita a organização do acervo, mas também estabelece diretrizes para o desenvolvimento das coleções da UFMG e para os serviços de conservação e orientação dos usuários sobre a importância de zelar pela integridade dos itens bibliográficos. 

Declarações de "nada consta' e confecção de fichas catalográficas podem ser solicitadas pelo e-mail bu-bcentral@ufmg.br.

A previsão das datas de realização do inventário nas unidades está informada na página do Sistema de Bibliotecas. Outras informações podem ser encontradas em sua conta no Instagram.