Notícias Externas

Big band 'Nova Malandragem' lança EP de estreia

Banda de música instrumental é formada por jovens da periferia de São Paulo

Banda reúne jovens músicos dedicados a desenvolver um repertório de samba rock instrumental. Reprodução / Instagram

A big band Nova Malandragem surgiu em 2017 e é formada por jovens da periferia de São Paulo. Grande parte dos membros foram estudantes da Escola de Música do Auditório Ibirapuera e da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (Emesp), que criaram o grupo originalmente como um trabalho de educação musical dentro das escolas públicas da Grande São Paulo

O grupo de música instrumental faz uma mistura de percussão com orquestra de metais, assim como uma união dos gêneros samba-rock e jazz. Neste ano, lançaram seu EP de estreia, que trabalha com noções de negritude e ancestralidade, assim como mostra a força da música instrumental da periferia de São Paulo. A banda é formada por Luan Charles e Atila Silva, nos trompetes, Everton Martins e Ian de Souza Arruda, nos trombones, Danilo Rocha, no sax alto, Léo Brandão, sax tenor, Wellington Souza, sax barítono, Mateus José, no baixo elétrico, Gabriel Cartocci, na guitarra, Matheus Marinho, na bateria, e Lucas Souza, Danilo Rodrigues e Clency Santana, nas percussões.

O trompetista Luan Charles, um dos membros fundadores do grupo, conversou com Filipe Sartoreto nesta sexta-feira, 6, no programa Expresso 104,5. Durante a entrevista, o músico falou sobre a importância de desmitificar a ideia da música instrumental como de elite, os gêneros musicais da música instrumental no Brasil e a conexão com a música negra. Ouça a entrevista no SoundCloud.

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de FIlipe Sartoreto
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael