Extensão

Bolsistas reafirmam protagonismo em exposição de projetos e produtos de extensão

Foram expostas 73 experiências distribuídas em sete áreas

Letícia e Gabriela:
Letícia e Gabriela: hospitalização humanizadaFoto: Assessoria de Comunicação da Proex

A tarde de quarta-feira, dia 19, foi especial para centenas de estudantes extensionistas da UFMG (autores e coautores) que participaram da exposição e arguição oral de trabalhos no 25º Encontro de Extensão.

Foi a segunda fase das apresentações do evento no âmbito da programação da Semana do Conhecimento da UFMG, que se encerra nesta sexta-feira, 21, com a entrega do prêmio Destaque de Extensão 2022.

As apresentações ocorreram em salas do CAD3, no campus Pampulha. Ao todo, 73 trabalhos foram avaliados nas áreas de Direitos Humanos e Justiça, Saúde, Cultura, Comunicação, Educação, Meio Ambiente e Tecnologia e Produção.

Os estudantes – já reconhecidos com Relevância Acadêmica nas unidades – mostraram às comissões avaliadoras a riqueza de suas experiências na extensão, os processos, metodologias, objetivos e principais resultados obtidos na relação com a sociedade.

Luana:
Luana: educação ambientalFoto: Assessoria de Comunicação da Proex

Diversidade
Aluna do curso de Ciências Biológicas da UFMG, Luana Margarida Sabino mostrou seu trabalho como bolsista no Programa de Educação Ambiental e Patrimonial do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), onde desenvolve atividades de educação ambiental no viveiro de mudas. “O viveiro favorece o manejo e a conservação dos recursos naturais do MHNJB com ênfase na propagação vegetal”, explicou.

Na área da saúde, a estudante do curso de Terapia Ocupacional Letícia Morais Resende expôs, emocionada, seu trabalho como voluntária no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, dentro do projeto COMViver, do Coltec. “Tenho contato com diversos tipos de pacientes; é muito gratificante poder ajudá-los e contribuir para uma hospitalização mais humanizada. Isso agrega muito para mim como profissional da área.”

Os extensionistas também destacaram a importância desse momento único de interação e troca de experiências. “É a primeira vez que apresento trabalho no Encontro de Extensão. É uma experiência incrível, porque, além de divulgamos nossa participação, conhecemos outros projetos e atividades semelhantes às nossas. Isso enriquece muito”, relatou Alice Castro, estudante do curso de Artes Visuais, que descreveu sua participação como bolsista no programa Visualidade e memória, do Centro Cultural UFMG.

Em 2022, pela primeira vez, o Encontro de Extensão teve trabalhos apresentados na modalidade Produtos da Extensão.

O evento, que é organizado pela Proex em parceria com os Centros de Extensão (Cenex) das unidades acadêmicas, voltou ao formato presencial. Em 2020 e 2021, ele foi realizado remotamente em razão da pandemia de covid-19.

Com Assessoria de Comunicação da Proex