Brasileiros preferem ouvir canções de artistas nacionais, constata pesquisa
‘Aqui tem ciência’, da Rádio UFMG Educativa, retoma episódios inéditos com tese da ciência da computação sobre sucessos musicais
Hit song science é uma área de estudo que se interessa pela dinâmica do sucesso na indústria da música. Com o objetivo de identificar as características que levam artistas a alcançar seus períodos de maior sucesso – os chamados hot streaks –, o pesquisador Danilo Boechat, doutor em Ciência da Computação pela UFMG, investigou como se deu a evolução do consumo musical no mercado brasileiro.
Boechat analisou o período de transição da era física para a digital. No estudo, a era física compreende o período de 1990 a 2015, quando os consumidores ouviam música principalmente por meios analógicos, como discos de vinil, fitas cassetes e CDs. A era digital, por sua vez, é marcada pelo consumo em plataformas de streaming e foi analisada no intervalo de 2017 a 2020.
A base de dados da pesquisa abrange a API (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicação) do Spotify. Para ter acesso a esses dados, o pesquisador desenvolveu um sistema em Python, uma linguagem de programação de alto nível.
O pesquisador observou que usuários do Brasil preferem ouvir músicas de artistas brasileiros, seja na era física ou digital. Saiba mais sobre a pesquisa no novo episódio do Aqui tem ciência:
Raio-x da pesquisa
Título: Compreendendo o sucesso musical além dos hits: caracterização e análise de carreiras musicais
O que é: Tese de doutorado desenvolvida com o objetivo de identificar as características que levam artistas a alcançar seus períodos de maior sucesso na indústria da música. A análise abrange o período de transição da chamada era física para a digital no Brasil.
Autor: Danilo Boechat Seufitelli
Programa de pós-graduação: Ciência da Computação
Orientadora: Mirella Moura Moro
Ano de defesa: 2023
O episódio 178 do Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Alessandra Ribeiro e trabalhos técnicos de Cláudio Zazá. O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos realizados na UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na Universidade.
O programa vai ao ar na frequência 104,5 FM e na página da emissora, às segundas, às 11h, com reprises às sextas, às 20h, e pode ser ouvido também em plataformas de áudio como o Spotify e a Amazon Music.