Ensino

Café Controverso deste sábado discute fake news na era da pós-verdade

Professores da UFMG vão analisar estratégias para combater esse fenômeno que provoca desinformação em grande escala

É necessário coibir as ferramentas e os sistemas que permitem esse alastramento de mentiras

Nick Youngson/Creative Commons/CC BY-SA 3.0 Alpha Stock Images

A propagação viral de notícias falsas pode trazer graves consequências para a sociedade e interferir decisivamente nos processos democráticos. Para promover reflexão sobre a relação entre mídia, verdade e democracia, a próxima edição do Café Controverso, programa de debates do Espaço do Conhecimento UFMG, tem como tema Fake news: a pós-verdade na era da Internet. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado neste sábado, 9 de junho, às 11h. Os convidados são a professora Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social, e Fabrício Benevenuto, docente do Departamento de Ciência da Computação, ambos da UFMG.

Dos primórdios ao Facebook
Ainda que o termo fake news seja recente, as notícias sempre trouxeram consigo um componente de inventividade, argumenta a professora Geane Alzamora. Ela afirma ainda que as pessoas não são movidas pela verdade e tendem a acreditar no que querem. “Se a notícia não é necessariamente verdadeira e nunca foi, o que chamou tanta atenção para o conceito de fake news?”, questiona Alzamora, que aponta o potencial da Internet para viralizar conteúdos como o grande responsável por esse fenômeno contemporâneo.

O professor Fabrício Benevenuto também evidencia a grande capacidade das mídias sociais de disseminar a desinformação e acredita na necessidade de coibir as ferramentas e os sistemas que permitem esse alastramento de mentiras. Para Benevenuto, as fake news envolvem o marketing político no espaço online, um mal que pode perturbar a disputa eleitoral brasileira neste ano. “As redes sociais se tornaram palco de uma verdadeira guerra de informações em períodos eleitorais", afirma ele. O professor do DCC idealizou o projeto Eleições sem fake, que busca identificar tentativas de manipulação de opiniões por meio de bots ou disseminação de notícias falsas no processo eleitoral deste ano. Neste artigo, ele discorre sobre o funcionamento da plataforma.

Os participantes podem participar da discussão com perguntas aos palestrantes. O debate começa às 11h, na Cafeteria do Espaço do Conhecimento, que fica na Praça da Liberdade, 700. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-8350 ou obtidas no site do Espaço do Conhecimento.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG