Saúde

Especialistas em saúde e direito debatem eutanásia e suicídio assistido

'Direito à morte' é o tema do Café Controverso deste sábado, no Espaço do Conhecimento

Eutanásia é tema tabu no Brasil
Eutanásia é tema tabu no Brasil, que está mal posicionado no ranking de qualidade da mortePixabay/ CC0 Creative Commons

Debater as práticas que abreviam a vida de uma pessoa e suas implicações éticas é a proposta da próxima edição do Café Controverso, que traz o tema Eutanásia e suicídio assistido: temos direito à morte? Participarão da discussão o coordenador do Programa de Residência de Cancerologia Clínica do Hospital das Clínicas da UFMG, Munir Murad, e a advogada e doutora em Ciências da Saúde pela UFMG Luciana Dadalto. O evento será neste sábado, 17, às 10h, com entrada franca.

Até que ponto é positivo prolongar a vida biológica de um indivíduo que não responde mais aos tratamentos médicos tradicionais? Essa questão baliza o pensamento daqueles que veem na eutanásia e no suicídio assistido alternativa em favor de uma morte digna. No Brasil, contudo, esse assunto não é discutido: “Não se fala sobre isso aqui e acredito que ainda vamos demorar a tratar desse tema”, afirma Luciana Dadalto, advogada especialista em Testamento Vital.

Para o médico Munir Murad, esse tabu é resultado de uma visão da morte como falha, consequência de um erro no sistema médico. “Isso não é, necessariamente, uma verdade, e essa mentalidade faz com que o país esteja mal colocado no ranking de qualidade de morte. Morre-se mal por aqui”, sentencia.

O debate abordará ainda o cuidado paliativo, que busca controlar os sintomas e proporcionar conforto a pessoas com doenças graves. Esse tipo de cuidado ocorre paralelamente às medidas médicas tradicionais e tem-se mostrado eficaz em aliviar o sofrimento do paciente e de seus familiares diante da finitude da vida.

O Café Controverso ocorrerá na cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade, 700. O público também poderá participar fazendo perguntas aos palestrantes. Não há inscrição prévia. Mais informações disponíveis estão disponíveis no site do Espaço do Conhecimento.

Com Núcleo de Comunicação do Espaço do Conhecimento