Calouros matriculados nesta sexta projetam crescimento e destacam ambiente diversificado da UFMG
Começou nesta sexta-feira, 24, o registro presencial dos alunos que, por meio do Sisu, estão ingressando na UFMG no primeiro semestre de 2017. De acordo com a escala de atendimento montada pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), 399 calouros passaram pelo Centro de Atividades Didáticas (CAD) 2 na manhã de hoje, para realizar sua matrícula na Universidade. Em Montes Claros, outros 47 estudantes efetivaram seu registro. As aulas começam no dia 8 de março, e uma série de atividades como bate-papo, aulas magnas e apresentações musicais foram preparadas para a recepção dos ingressantes.
Ana Luiza (foto), 18, futura aluna de Engenharia de Controle e Automação, conta que também cursou o ensino médio em uma instituição federal, o Cefet-MG. Ela também foi aprovada em curso superior do Cefet, mas optou pela UFMG motivada pela perspectiva de frequentar um novo ambiente. A jovem, natural de Belo Horizonte, acredita que a experiência contribuirá para seu crescimento pessoal: “Aqui é um ambiente muito grande e diversificado, acho que vai ser importante para meu desenvolvimento em várias áreas, tanto profissionais quanto pessoais. Era isso que eu almejava”, afirmou.
O calouro do curso de Engenharia Civil Narciso Sena Pocarelli (foto), capixaba de 17 anos, optou por mudar de estado ao sentir que teria chances de ser aprovado na UFMG com a nota obtida no Enem: “Fiquei em dúvida entre a UFMG e a Ufes [Federal do Espírito Santo]. Mas preferi arriscar e vir para cá; era um desejo antigo meu frequentar uma das melhores universidades do país. Estou muito animado, nunca tinha vindo a Belo Horizonte e, depois de ver esse lugar, me animei ainda mais".
Os pais de Mariana Soares (foto), 18, estudaram na UFMG, e a nova aluna do curso de Direito seguirá o mesmo caminho. A estudante ressalta que a UFMG é uma instituição plural, e aqui a diversidade desponta em cada canto: “Eu espero crescer dentro do curso e me tornar uma profissional capaz de provocar mudanças na sociedade. Creio que a UFMG vai me proporcionar isso. A universidade atrai muita gente. Enquanto fazia a matrícula, vi pessoas do Amapá, da Bahia e fiquei encantada”, destacou.
O registro presencial dos calouros continua na quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3 de março. A escala montada pelo DRCA prevê que, na quinta-feira, 1.348 estudantes passarão pelo CAD2. Outros 1.578 deverão oficializar seu ingresso na sexta-feira, 3. Em Montes Claros, a expectativa é de que 91 alunos se matriculem na quinta, e 102, na sexta. Ao todo, 3.565 calouros foram convocados para confirmar sua entrada na UFMG no primeiro semestre deste ano.
A TV UFMG também acompanhou o primeiro dia de registro presencial dos novos alunos da UFMG. Assista ao vídeo: