Formas de Ingresso

Calouros matriculados nesta sexta projetam crescimento e destacam ambiente diversificado da UFMG

Cerca de 400 alunos foram convocados para efetivar sua matrícula nesta sexta-feira
Cerca de 400 alunos foram convocados para efetivar sua matrícula nesta sexta-feira Foca Lisboa / UFMG
Ana Luisa
Ana Luiza fará Engenharia de Controle e AutomaçãoFoca Lisboa / UFMG

Começou nesta sexta-feira, 24, o registro presencial dos alunos que, por meio do Sisu, estão ingressando na UFMG no primeiro semestre de 2017. De acordo com a escala de atendimento montada pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), 399 calouros passaram pelo Centro de Atividades Didáticas (CAD) 2 na manhã de hoje, para realizar sua matrícula na Universidade. Em Montes Claros, outros 47 estudantes efetivaram seu registro. As aulas começam no dia 8 de março, e uma série de atividades como bate-papo, aulas magnas e apresentações musicais foram preparadas para a recepção dos ingressantes.

Narciso Sena Pocarelli será aluno de Engenharia Civil
Narciso Sena Pocarelli será aluno de Engenharia Civil Foca Lisboa / UFMG

Ana Luiza (foto), 18, futura aluna de Engenharia de Controle e Automação, conta que também cursou o ensino médio em uma instituição federal, o Cefet-MG. Ela também foi aprovada em curso superior do Cefet, mas optou pela UFMG motivada pela perspectiva de frequentar um novo ambiente. A jovem, natural de Belo Horizonte, acredita que a experiência contribuirá para seu crescimento pessoal: “Aqui é um ambiente muito grande e diversificado, acho que vai ser importante para meu desenvolvimento em várias áreas, tanto profissionais quanto pessoais. Era isso que eu almejava”, afirmou.

Mariana será aluna do curso de Direito
Mariana será aluna do curso de Direito Foca Lisboa / UFMG

O calouro do curso de Engenharia Civil Narciso Sena Pocarelli (foto), capixaba de 17 anos, optou por mudar de estado ao sentir que teria chances de ser aprovado na UFMG com a nota obtida no Enem: “Fiquei em dúvida entre a UFMG e a Ufes [Federal do Espírito Santo]. Mas preferi arriscar e vir para cá; era um desejo antigo meu frequentar uma das melhores universidades do país. Estou muito animado, nunca tinha vindo a Belo Horizonte e, depois de ver esse lugar, me animei ainda mais".

Os pais de Mariana Soares (foto), 18, estudaram na UFMG, e a nova aluna do curso de Direito seguirá o mesmo caminho. A estudante ressalta que a UFMG é uma instituição plural, e aqui a diversidade desponta em cada canto: “Eu espero crescer dentro do curso e me tornar uma profissional capaz de provocar mudanças na sociedade. Creio que a UFMG vai me proporcionar isso. A universidade atrai muita gente. Enquanto fazia a matrícula, vi pessoas do Amapá, da Bahia e fiquei encantada”, destacou.

O registro presencial dos calouros continua na quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3 de março. A escala montada pelo DRCA prevê que, na quinta-feira, 1.348 estudantes passarão pelo CAD2. Outros 1.578 deverão oficializar seu ingresso na sexta-feira, 3. Em Montes Claros, a expectativa é de que 91 alunos se matriculem na quinta, e 102, na sexta. Ao todo, 3.565 calouros foram convocados para confirmar sua entrada na UFMG no primeiro semestre deste ano.

A TV UFMG também acompanhou o primeiro dia de registro presencial dos novos alunos da UFMG. Assista ao vídeo: