Pessoas

Câmara de BH presta homenagem póstuma ao professor Antônio Radicchi

Morto em novembro de 2017, docente da Faculdade de Medicina teve trajetória de destaque na área da saúde coletiva

Antônio Radicchi faleceu em novembro de 2017
Antônio Radicchi faleceu em novembro de 2017 Portal Nescon UFMG

A Câmara de Vereadores de Belo Horizonte concederá nesta quinta-feira, dia 5, diploma póstumo de Honra ao Mérito ao professor da Faculdade de Medicina Antônio Leite Alves Radicchi. A cerimônia terá início às 19h, no Plenário Amynthas de Barros do legislativo municipal.

A homenagem foi proposta pelo vereador Juliano Lopes a pedido de Gesner Xavier Araújo, funcionário da Biblioteca Baeta Vianna, da Faculdade de Medicina da UFMG. “Mesmo sem tê-lo conhecido pessoalmente, tinha ciência do seu trabalho no Projeto Manuelzão e no Internato Rural. Ele desenvolveu trabalho social importante e merecia uma homenagem”, comenta o bibliotecário.

O objetivo da premiação é prestar um tributo a pessoas ou instituições que realizaram ações com resultados positivos para Belo Horizonte. Em mais de 30 anos como professor da UFMG, Antônio Radicchi desenvolveu pesquisas na área da saúde coletiva com foco em educação ambiental e médica, políticas de saúde e saneamento básico.

Trajetória
Antônio Leite Alves Radicchi formou-se em Medicina pela UFMG e realizou o seu doutorado em Medicina Preventiva pela USP. Exerceu a chefia do Departamento de Medicina Preventiva e Social (MPS) da UFMG por dois mandatos, foi coordenador do Centro de Extensão e do Internato Rural. Era membro do Conselho Diretor do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescom) e membro do corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG. 

Em 1980, Radicchi ingressou como docente da UFMG, onde atuou até novembro de 2017.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina