Campanha 'Livres e iguais', da ONU, inspira congresso sobre diversidade sexual e de gênero na UFMG
Debate sobre teorias de gênero e sexualidade no contexto da educação jurídica vão pautar o 2º Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero, que será realizado de 12 a 15 de outubro na Faculdade de Direito.
Propostas de comunicação em grupos de trabalhos podem ser submetidas a análise até 1º de agosto pelo e-mail congressodiverso@gmail.com. A mensagem deve ter como assunto Inscrição para comunicação e indicar o grupo de trabalho (GT) a que se dirige.
Entre os 27 GTs, há temas como gênero, sexualidade, pobreza, desigualdade e políticas econômicas; Feminismo(s) e teorias contemporâneas de gênero e sexualidade; Gênero e violência doméstica; Cidadania sexual e direitos sexuais e reprodutivos; Movimentos sociais e resistências de gênero e LGBT.
As inscrições para participantes também estão abertas pela internet.
Efetivação de direitos
Inspirado na campanha Livres e iguais, da Organização das Nações Unidas (ONU), o evento tem como tema nesta primeira edição internacional a Efetivação de direitos humanos e cidadania de mulheres e pessoas LGBT.
Realizado pelo programa de extensão da Faculdade de Direito Diverso UFMG - Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero, o Congresso tem como princípio, segundo os organizadores, a interdisciplinaridade e o "desejo de transposição dos muros que separam a academia e a vida”.