Campus Montes Claros promove seminário sobre uso sustentável do solo e da água

Cultivo de hortaliças no ICA com técnicas de irrigação
Cultivo de hortaliças no ICA com técnicas de irrigação Lucas Braga / UFMG

No dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o campus da UFMG em Montes Claros realiza o 1º Seminário em Inovação, Pesquisa e Tecnologia no Uso Sustentável do Solo e da Água. O objetivo do evento é promover a discussão e a difusão de conhecimentos científicos sobre sustentabilidade no uso da água e do solo. Inscrições de resumos podem ser enviadas até a próxima terça-feira, 30 de maio, de acordo com o modelo fornecido pela organização do seminário.

O uso sustentável é fundamental para a garantia de recursos, sobretudo em relação à disponibilidade de água no Norte de Minas. Boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, divulgado nesta quarta-feira, 24, revelou que 66 das 92 cidades mineiras em emergência por causa da seca estão localizadas na região.

De acordo com o professor do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) Sidney Pereira, coordenador do evento, o seminário foi organizado para divulgar ações desenvolvidas pelos alunos do Instituto e para propiciar a troca de conhecimentos com pesquisadores de outras instituições.

“O Norte de Minas tem vocação natural para as atividades agropecuárias, que usam intensamente o recurso solo e têm como maior limitador a escassez de água. Desenvolver, agregar e difundir conhecimentos sobre o manejo sustentável dos recursos hídricos é fundamental para o sucesso do desenvolvimento econômico e social da região”, afirma.

Os trabalhos técnico-científicos serão apresentados em pôsteres e devem ter como tema A sustentabilidade no uso do solo e da água nas atividades agrárias, ambientais e afins. A programação contará com as palestras Conservação do solo na agropecuária, ministrada pelo engenheiro agrônomo Reinaldo Nunes de Oliveira, da Emater, e Uso sustentável da água, com a engenheira agrícola Polyanna Mara de Oliveira, da Epamig.

O seminário será realizado das 8h às 12h, no auditório do bloco C. As inscrições podem ser feitas no dia do evento, ao preço R$ 10. A taxa para publicação dos resumos inscritos é de R$ 30. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 2101-7762 ou pelo e-mail sidney@ica.ufmg.br.

Cedecom Montes Claros