Extensão

Campus Pampulha abriga conferência em defesa da universidade pública e da democracia

Preparatório para etapa nacional, encontro é dedicado à formação e mobilização no debate sobre educação

Analise da Silva:
Analise da Silva: por investimentos estáveis nas universidades públicasZirlene Lemos / UFMG

A UFMG vai receber, nesta quarta-feira, 28, a Conferência Livre em Defesa da Universidade Pública e da Democracia. O encontro, que vai reunir representantes de entidades e especialistas no campo de educação, será dedicado ao debate sobre os desafios da educação superior, o papel estratégico da universidade no desenvolvimento do país e na garantia da soberania nacional e os recentes episódios que atingiram instituições como a própria UFMG e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e seus dirigentes.

Aberto ao público, com inscrições no local, o evento terá início às 18h30, no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), campus Pampulha. Estão confirmadas as presenças da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, do reitor na gestão 2014-2018, Jaime Ramírez, do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, dos ex-ministros Aloisio Mercadante, Luiz Dulci e Nilma Lino Gomes e da deputada federal Margarida Salomão, que preside a Comissão Parlamentar em Defesa da Educação Superior.

O encontro faz parte da agenda de reuniões da Conferência Nacional Popular da Educação (Conape), que terá sua etapa nacional de 24 a 26 de maio, também em Belo Horizonte.

De acordo com a professora Analise da Silva, da Faculdade de Educação da UFMG e membro do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), conferências preparatórias como a desta quarta-feira são oportunidades de formação, comunicação e mobilização social para as pessoas dispostas a participar do debate sobre educação, no contexto da Conape.

“O objetivo do encontro é promover o diálogo e estimular a participação de todas as entidades e pessoas interessadas, independentemente de virem ou não a ser delegadas, que podem e devem influenciar as deliberações das conferências em suas etapas nos municípios, regiões, estados e país”, explica Analise.

Ainda segundo a professora da FaE, a conferência deverá  gerar subsídios para o debate sobre temas como o fortalecimento do sistema de pesquisa e produção de conhecimento e inovação, com investimentos estáveis nas universidades públicas, consideradas estratégicas para o desenvolvimento e a soberania nacional.

Além disso, as entidades farão manifestações, e serão escolhidos delegados da educação superior para a etapa nacional da Conape.

Outras informações estão disponíveis no site do Conape 2018.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão