Contra acidentes de trânsito, campus Saúde se 'veste' de amarelo

Ação apoia movimento mundial de conscientização realizado neste mês

Laços amarelos instalados nos gradis do campus Saúde
Laços amarelos instalados nos gradis do campus Saúde Rosânia Felipe / Escola de Enfermagem

O campus Saúde da UFMG, formado por Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem, se colore de amarelo durante este mês em apoio ao Movimento Maio Amarelo, que chama atenção da sociedade mundial para o elevado índice de mortes e feridos no trânsito.

Com o mote Nós somos o trânsito, o movimento está na sua quinta edição. Desde esta quinta-feira, 3 de maio, laços gigantes enfeitam o gradil do campus Saúde. O Hospital das Clínicas iluminou sua fachada com a cor do movimento.

Nos dias 7 e 21, uma blitz de conscientização será realizada na Avenida Professor Alfredo Balena e no interior do campus pelos alunos dos cursos de Enfermagem e de Medicina da UFMG, que integram a Liga Acadêmica do Trauma e Emergências (Late MG). Um ator caracterizado com lesões de politraumatizado vai alertar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre os perigos do dia a dia no trânsito.

Top 10
Cerca de 90% dos acidentes de trânsito são provocados por falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. O Brasil figura entre os 10 países responsáveis por 62% das vítimas em acidentes no mundo, sendo o quinto em mortes. O alto índice preocupa a Organização das Nações Unidas (ONU), que promove, até 2020, a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. A intenção é manter em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema.

A cor amarela foi escolhida para simbolizar o movimento em alusão à sinalização de advertência utilizada nos semáforos. A exemplo das campanhas de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado por um laço.

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas