Formas de Ingresso

Candidatos ao Enem já podem pedir isenção da taxa de inscrição

Exame, que será aplicado em novembro, é requisito para concorrer a vagas nos cursos de graduação da UFMG em 2019

Participar do Enem é condição para concorrer a vagas em cursos de graduação da UFMG Foca Lisboa / UFMG

Termina no próximo dia 11 o prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são esperados cerca de 4 milhões de pedidos neste ano.

Estudantes que desejam ingressar nos cursos de graduação da UFMG em 2019 devem se inscrever no Enem 2018, cujas provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro. O cronograma do Exame está publicado na página do Inep.

Em 20 anos de aplicação do Exame, esta é a primeira vez que o pedido de isenção da taxa será feito antes do período de inscrição. Até o ano passado, os dois procedimentos eram simultâneos. Também pela primeira vez, os candidatos que tiveram a isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para novamente obter a gratuidade.

Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa de inscrição, o participante deve reunir documentos que comprovem a condição declarada, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do exame. Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na página do participante, de 23 a 29 de abril.

As inscrições para o Enem devem ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 do dia 18 do mesmo mês, pelo site do Enem.

Pode requerer a isenção:
- Quem está cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública;
- Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado e tenha alcançado a nota mínima do exame.

Como pedir a isenção:
Para pedir a isenção, o candidato deve acessar a página do participante do Enem e inserir seu CPF e data de nascimento. Em seguida, aparecerá uma explicação sobre as situações que garantem a isenção, para o candidato verificar se se enquadra em alguma delas.

Com Sabrina Craide / Agência Brasil