Capacitação gratuita ensina a aproveitar coprodutos do processo de carbonização

Com inscrições abertas, curso promovido pelo ICA será transmitido pela plataforma Youtube na próxima segunda, 29

A unidade do Fornos-fornalha do ICA reduz emissão de mais de 90% de gases poluentes
A unidade do projeto 'Fornos-fornalha' do ICA reduz em mais de 90% a emissão de gases poluentes Silvia Tereza Evaristo | UFMG

Minas Gerais continua liderando a produção nacional de carvão vegetal, com a participação de 87,5% do volume total. No ano passado, o aumento de 37,8% no valor do produto gerou receita de R$ 5,4 bilhões para o setor de silvicultura (florestas plantadas), segundo dados da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura 2020, divulgados no mês passado, pelo IBGE.

Na próxima segunda-feira, 29, professores do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus Montes Claros, vão ministrar curso on-line e gratuito para capacitar os participantes sobre a produção sustentável do carvão vegetal e  o aproveitamento dos coprodutos da carbonização.

As inscrições para o curso Construção/instalação/operação de um condensador para recuperação dos coprodutos em fornos-fornalha estão abertas no site do Sympla, e as palestras serão transmitidas pelo canal do ICA no YouTube, a partir das 8h. Podem participar produtores rurais, estudantes, professores de disciplinas relacionadas com a produção de energia, difusores de conhecimento, técnicos e extensionistas, com direito a certificação.

Segundo a professora Talita Baldin, uma das integrantes da equipe técnica, os participantes conhecerão as possibilidades de produzir carvão vegetal com baixa emissão de carbono. "E ainda vão aprender sobre a utilização dos coprodutos, como o licor pirolenhoso, obtido com a condensação da fumaça gerada na queima da madeira”, exemplifica.

O curso integra a segunda etapa do projeto Fornos-fornalha, coordenado pelo professor do ICA Edy Barauna e aprovado, em 2019, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A ONU investe no incentivo à ampliação de tecnologias para recuperação da produção de carvão de florestas plantadas no estado, por meio do Projeto Siderurgia Sustentável. Minas tem a maior área de florestas plantadas do país – 2,1 milhões de hectares, em sua grande parte ocupados por árvores de eucaliptos –, seguida pelo Paraná.

Segundo Talita Baldin, “a mesma estrutura do Forno-fornalhas, construída na primeira fase, tem capacidade para recuperar os gases emitidos durante a carbonização e gerar coprodutos que serão testados para produção de mudas e  oferta no mercado”.

Redução de poluentes
A produção sustentável de carvão vegetal no âmbito do projeto Fornos-fornalha do ICA é viabilizada por estrutura formada por quatro fornos circulares, acoplados a um queimador central, que reduz em quase 90% as emissões do gás metano de efeito estufa e de monóxido de carbono. Agora, os coprodutos da carbonização, gerados pela condensação da fumaça, serão testados no plantio de mudas para comercialização.

Também integram a equipe do Fornos-fornalha,  além do coordenador Edy Barauna,o professor colaborador Fernando Colen e estudantes do Grupo de Estudos em Tecnologia da Madeira (Gtem) do ICA, coordenado pela professora Talita Baldin.   E ainda a professora Marina Donária, da Universidade Federal de São João Del Rei em Sete Lagoas.

Teresa Sanches