Arte e Cultura

Casa Maxakali é erguida na Faculdade de Educação

Construção é parte das atividades da Formação Transversal em Saberes Tradicionais

Durante o mês de setembro, o Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG construiu uma típica casa da etnia Maxakali no Jardim Mandala, localizado na Faculdade de Educação. O resultado foi uma edificação inspirada na comunidade indígena, cujos representantes orientaram os estudantes no processo.

A Formação Transversal em Saberes Tradicionais já havia promovido, em 2015, a construção de uma casa indígena Xacriabá no mesmo local. Após a conclusão do projeto, lideranças Maxakalis sugeriram a construção de espaço similar. Veja como ficou a casa Maxakali no vídeo produzido pela TV UFMG.

Segundo o professor Adriano Mattos Corrêa, da Escola de Arquitetura e um dos organizadores do projeto, programas como a Formação Intercultural de Educadores Indígenas da UFMG (Fiei) possibilitaram a chegada de muitos indígenas ao ensino superior, e a iniciativa de construir um espaço do gênero contribui não apenas para conectar esses estudantes à cultura de origem, mas também para apresentá-la à comunidade universitária.

A construção constitui uma troca de experiências entre os indígenas e os participantes da formação transversal. O estudante de Ciências Socioambientais da UFMG Marcelo Torino disse ter-se surpreendido com as técnicas dos Maxakalis. Ele não precisou utilizar nenhum dos equipamentos que levou de casa para a aula.

Isael e Suely foram os líderes da etnia que sugeriram a construção da casa na UFMG. Ambos já haviam participado como professores de disciplina no curso Cinema e pensamento kino-maxakali, em 2015.

Ficha técnica

Entrevistados: Adriano Mattos Corrêa (professor da Escola de Arquitetura da UFMG), Isael Maxakali (liderança Maxakali), Suely Maxakali (liderança Maxakali) e Marcelo Torino (estudante de Ciências Socioambientais da UFMG)
Produção:  Júlia Calasans
Reportagem: Renato Temponi