Pesquisa e Inovação

Cátedra apoiada pela UE vai promover cursos, pesquisas e eventos até 2020

Atividades serão realizadas em conjunto com o Centro de Estudos Europeus da UFMG

Alexandre Cunha:
Alexandre Cunha: circulação de pesquisadoresFoca Lisboa / UFMG

Começaram neste mês, com sede na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), as atividades da Cátedra Jean Monnet, apoiada pela União Europeia (UE), com o título Economics, political economy and the building of the European Integration Project.

A UE vai aportar cerca de 50 mil euros em um programa de três anos, que prevê a realização de cursos, disciplinas, eventos e projetos de pesquisa, envolvendo professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

A Cátedra amplia o escopo de atividades do Módulo Jean Monnet (Teoria e política na formação da União Europeia: um modelo para integração econômica?), iniciado em 2015, também na Face, com orçamento de 30 mil euros. A UFMG conta atualmente com outra Cátedra Jean Monnet (Teaching european union as a model of integration), sediada na Faculdade de Direito e coordenada pela professora Jamile Mata Diz, cuja vigência vai até 2018.

Integração europeia

Neste semestre, está sendo ofertada a disciplina História e Política da Integração Europeia, como leitura dirigida no curso de Economia, pelo professor Alexandre Mendes Cunha, titular da nova Cátedra e diretor do Centro de Estudos Europeus (CEE), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Nos próximos semestres, diversas outras disciplinas também serão oferecidas pelos outros professores participantes do projeto.

Uma série de eventos vêm sendo promovidos, desde 2015, em conjunto com o CEE. De acordo com Alexandre Cunha, a ideia é “ampliar e diversificar as iniciativas, criando circulação intensa de pesquisadores entre a UFMG e destacadas universidades europeias”. A abertura oficial da Cátedra será no dia 9 de novembro, com conferência do professor José Luís Cardoso, diretor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, um dos integrantes do projeto.

Alexandre Cunha comenta que a instituição da Cátedra Jean Monnet, além de representar reconhecimento da União Europeia à qualidade do trabalho que vem sendo realizado na UFMG, representa passo importante para transformar o Centro de Estudos Europeus em um Centro de Excelência Jean Monnet, o que geraria condições ainda melhores para a realização de eventos e pesquisas.

As atividades Jean Monnet são cofinanciadas pela Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA), dentro do Programa Erasmus+ da União Europeia.

Os outros professores da UFMG integrantes da nova Cátedra são Anderson Tadeu Cavalcante, Bernardo Campolina Diniz, Carlos Eduardo Suprinyak, Fernanda Cimini Salles e Patrícia Nasser de Carvalho, todos da Face. Os estrangeiros são Giuliana Laschi (Università di Bologna, Itália), Juhana Aunesluoma (University of Helsinki, Finlândia), Harald Hagemann (University of Hohenheim, Alemanha), José Luís Cardoso (Universidade de Lisboa, Portugal), Keith Tribe (tradutor e pesquisador independente, Reino Unido), Roberto Lampa (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas e Tecnicas [Conicet], Argentina), James Ashley Morrison (London School of Economics and Political Science, Reino Unido), Timo Miettinen (University of Helsinki) e Pierre-Hernan Rojas (Université Paris-Dauphine, França).