Pesquisa e Inovação

Ceale integra rede de laboratórios de alfabetização nas universidades

Parceria tem o objetivo de fortalecer colaboração iniciada em 2017

Turma de alfabetização no Centro Pedagógico da UFMG
Turma de alfabetização no Centro Pedagógico da UFMG Luiza Ananda | UFMG

Laboratórios de alfabetização têm surgido em algumas universidades como espaços de trabalho no âmbito da formação para a docência nessa área, com ações que articulam ensino, pesquisa e extensão, teoria e prática, e que promovem tanto a formação dos estudantes dos cursos de Pedagogia quanto a integração entre a universidade, as redes de ensino – em especial as escolas públicas – e a comunidade. Os laboratórios têm suas particularidades, mas também há muitos aspectos que conferem unidade ao conjunto. 

Pesquisadoras que atuam no campo da alfabetização têm investido em pesquisas, publicações e divulgação de ações desenvolvidas no contexto desses laboratórios. O Laboratório de Alfabetização e Letramento (LAL), do Ceale-UFMG, compõe esse coletivo junto com o LAP – Laboratório de Acervos e Práticas da UFBA, o Lápis – Laboratório de Alfabetização da UFRGS e o Lapil – Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura da Furg. O LAL é coordenado pelas professoras Daniela Freitas Brito Montuani e Maria José Francisco de Souza, da UFMG.  

No último dia 9, foi lançada a Rede de Laboratórios de Alfabetização nas Universidades – a Rede AlfaLabs –, que dá mais destaque e institucionalidade às parcerias iniciadas em 2017. O lançamento da rede ocorreu durante o congresso que comemorou os 75 anos da UFBA.

A mesa de lançamento da Rede AlfaLABS pode ser assistida no YouTube. Mais informações sobre o Laboratório do Ceale estão em seu perfil no Instagram.

Com Assessoria de Comunicação do Ceale-UFMG