Pesquisa e Inovação

Cedeplar comemora 50 anos com seminário internacional e concurso de artigos científicos

Entrada do prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, sede do Cedeplar
Entrada do prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, sede do Cedeplar Foca Lisboa / UFMG

Sede de um dos mais antigos programas de pós-graduação em economia do Brasil, o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) comemora 50 anos de fundação, com a realização do seminário internacional Um olhar para o futuro.

O evento será aberto no dia 16 de agosto, com a mesa Big data, políticas públicas e desenvolvimento, que reunirá os pesquisadores Cesar Hidalgo (MIT Media Lab), Wagner Meira (DCC/UFMG) e Dominik Hartmann (University of Leipzig | University of Hohenheim | Fraunhofer IMW), tendo como debatedor o professor Renato Hadad, do Cedeplar.

As atividades do seminário continuam com a realização de mesas de 28 a 31 de agosto e de 4 a 6 de setembro, sempre no auditório 1 da Face. A programação completa pode ser consultada no site do evento. As inscrições para as mesas devem ser feitas pela internet.

O Cedeplar também lançou concurso de artigos científicos, que recebe inscrições até 6 de novembro. A intenção é incentivar a produção acadêmica sobre a interface entre economia e demografia com temática que focalize o binômio população e desenvolvimento. As informações sobre a premiação estão no edital.

Programação:

Dia 16 de agosto, às 14h45 - Abertura - Diretora do Cedeplar, professora Mônica Viegas Andrade
Mesa 1, às 15h - Big data, políticas públicas e desenvolvimento

Dia 28 de agosto, às 14h45 - Mesa 2 - Transições demográficas, epidemiológicas, urbanas e desenvolvimento

Dia 29 de agosto, às 15h - Mesa 3 - Ciência e tecnologia para o desenvolvimento do século 21: lições do caso coreano

Dia 31 de agosto, às 14h - Mesa 4 - O trabalho no século 21, novas formas de inserção no mercado, bem-estar e desenvolvimento

Dia 4 de setembro, às 15h - Mesa 5 - Releitura do marxismo: desenvolvimento desigual de países, as questões de gênero e novos regionalismos

Dia 5 de setembro, às 15h - Mesa 6 - Macroeconomia, política cambial e perspectivas de crescimento na América Latina

Dia 6 de setembro, às 15h - Mesa 7 - Mudanças climáticas, desenvolvimento e sustentabilidade