Centro Cultural abre suas portas para a 'Primavera dos Museus'

Ars Nova foi premiado no Festival de Cantonigròs, na Espanha
Ars Nova foi premiado no Festival de Cantonigròs, na Espanha Jornalismo

Com programação diversificada, o Centro Cultural UFMG integra pela primeira vez a Primavera dos Museus. Haverá exposições, oficinas, ensaios abertos, palestras cantadas, concertos, visitas mediadas, exibição de filmes e espetáculos no período de 19 a 25 de setembro. O evento, que chega à décima edição, é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ministério da Cultura). A entrada é gratuita para todas as atividades.

Mais informações podem ser obtidas no site do Centro Cultural UFMG ou pelo telefone (31) 3409-8290.

A programação

Exposições

Uma questão de fé: esculturas em cerâmica, oratórios e pinturas do artista Hélio Siqueira, na galeria Aretuza Moura. Entrada franca.
Visualidades e memória: cruzamento de memórias fotográficas do prédio do Centro Cultural UFMG e do entorno, em uma perspectiva histórica que dialoga com a vivência contemporânea de Belo Horizonte. Espaço Memória e Experimentação. Entrada franca.

Oficinas

jogo das máscaras tradicionais da cultura popular brasileira: ministrada por Rogério Lopes, com o objetivo de estimular os participantes a experimentar possibilidades de atuação com o uso de máscaras presentes nas diversas manifestações tradicionais da cultura popular brasileira, como as usadas pelos brincantes do bumba-meu-boi do Maranhão, das folias de reis da Região Sudeste, das cavalhadas de Goiás, entre outras. De 20 a 24 de setembro, das 14h às 17h. Oferece 15 vagas para jovens com idade mínima de 15 anos.

História da arte em Belo Horizonte – acervo do Museu de Arte da Pampulha: A pesquisadora em artes Nelyane Gonçalves Santos levará ao público conhecimento sobre o acervo do Museu de Arte da Pampulha, que integra o complexo da Pampulha, patrimônio cultural da humanidade. Dia 20 de setembro, das 18h30 às 21h30. 20 vagas.

Dança contemporânea, com Dorothé Depeauw e Guilherme Morais: dupla vai abordar as ferramentas empregadas no projeto Asararas e mecanismos inatos de reflexo do corpo, além das relações e escutas instintivas de si mesmo e do outro. No dia 22 de setembro, das 14h às 16h. Idade mínima de 15 anos. 20 vagas.

Teatro para crianças – Lucas Fabrício e Luísa Bahia planejam proporcionar uma experiência sensível em teatro, estimulando a imaginação e a criatividade com base no tema A invenção do mundo. No dia 24 de setembro, das 14h às 17h. Aberta a crianças de 6 a 12 anos. 20 vagas.

As inscrições devem ser feitas pelo endereço programa@centrocultural.ufmg.br ou na secretaria do Centro Cultural UFMG, até 16 de setembro, das 10h às 20h. O interessado deve informar nome, e-mail, telefone, idade e oficina de interesse.

Palestra cantada

Palestra cantada do samba de terreiro – Grupo Samba de Terreiro vai oferecer aos participantes uma viagem de volta às raízes do samba. No dia 21 de setembro, das 18h às 21h. 30 vagas. Público alvo: educadores, performers e artistas.

Ensaio aberto

Coletivo Piá – Adriana França, Francis Severino, Lucas Fabrício, Luísa Bahia e Raísa Campos vão compartilhar processo de criação com base nos temas “infâncias” e “criação do mundo”. No dia 23 de setembro, das 9h às 12h. Crianças de 6 a 12 anos são o público-alvo. Há 40 vagas.

Mulheres míticas – Idealizadores do espetáculo vão compartilhar com o público o processo de criação de O deszerto, que se estende da pesquisa teórica à criação dramatúrgica e encenação. Dia 23 de setembro, das 15h às 18h. São 30 vagas abertas a pessoas com idade mínima de 14 anos. A oficina será ministrada pelos artistas Fabrício Trindade, Felipe Cordeiro, Gabriela Figueiredo, Jéssica Ribas, Luísa Lagoeiro e Sara Rojo.

Dança

Hip hop no Museu – Realizado pelo Projeto UMA, crew feminina de danças urbanas, reunirá elementos da cultura hip hop, com apresentações de grupos de estilos variados, DJs, MCs e batalhas de dança. No dia 23, das 19h às 23h30.

Roda de conversa

Roda de conversa sobre samba com a Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte – Histórias sobre a história do samba e a importância do samba mineiro como patrimônio histórico, contadas por compositores e sambistas da capital mineira. No dia 21 de setembro, das 15h às 18h.

Música

Concerto Prata da Casa – Grupo de Trompetes da Escola de Música da UFMG. No dia 19 de setembro, às 19h30, no auditório.
Música & Poesia: no show Mensageiro do universo, Moisés Pescador e banda interpretam canções próprias enraizadas na cultura africana. No dia 21 de setembro, às 20h, no hall superior.

CineCentro – Exibição de filmes representativos da história do cinema

Doze homens e uma sentença (EUA, Livre, 1957, 96’): o filme trata de um julgamento, em que um jovem é acusado de ter matado o próprio pai. Os 12 jurados se reúnem para decidir a sentença, com a orientação de que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário.

Relíquia macabra (O falcão maltês) (EUA, 12 anos, 1941, 100’): um detetive particular (Humphrey Bogart) é procurado por uma mulher misteriosa (Mary Astor), que alega estar sendo ameaçada. Mas tanto o seu perseguidor quanto o homem encarregado de protegê-la aparecem mortos, e tudo por causa de uma estátua de falcão de valor incalculável. Dia 22 de setembro, às 19h, no auditório.

Visita mediada

Uai a pé – Noturno na Praça da Estação – visita mediada noturna aos principais edifícios e monumentos da Praça da Estação. No dia 23 de setembro de 2016, às 19h. A visita será guiada por Alice de Mello. 20 vagas.

(Com Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG)