Arte e Cultura

Centro Cultural exibe clássicos do cinema

Musical 'Calouros da Broadway' abre programação do mês, nesta terça

Musical Calouros da Broadway, dirigido por Busby Berkeley
Cena de 'Calouros da Broadway', dirigido por Busby Berkeley Divulgação

O projeto CineCentro do Centro Cultural UFMG exibirá neste mês, a partir de amanhã, dia 12, seleção de filmes de diversos gêneros da história do cinema, consagrados pelo público e pela crítica. As sessões ocorrem às terças e quintas-feiras, às 19h, no auditório do espaço, com entrada aberta ao público. 

Foram selecionados cinco clássicos dos gêneros musical, romance, ação, drama e faroeste. O objetivo do projeto CineCentro é oferecer à população, de forma gratuita, a possibilidade de conhecer obras e grandes clássicos que não fazem parte do atual circuito comercial cinematográfico.

O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8280 ou no site do Centro Cultural UFMG.

Programação

Terça, 12Calouros da Broadway (musical) – Direção: Busby Berkeley (EUA, 1941, 118’, 12 anos)

Os sonhadores Tommy (Mickey Rooney) e Penny (Judy Garland) são artistas desempregados que, descobertos por um produtor, vão estrelar um musical que pode ser a chance de suas vidas. Os jovens se esforçarão para chamar a atenção do maior produtor teatral da Broadway.

Quinta, 14 – Não haverá exibição.

Terça, 19 O maior espetáculo da Terra (romance/família) – Direção: Cecil B. DeMille (EUA, 1952, 152’, 16 anos)

Brad Braden (Charlton Heston) contrata o famoso trapezista Sebastian (Cornel Wilde) para garantir os lucros de seu circo, criando um conflito com sua namorada, a trapezista Holly (Betty Hutton). Enquanto isso, Braden precisa cuidar de toda sua trupe, que inclui um procurado pela polícia que se apresenta como palhaço (James Stewart) e um cruel domador de elefantes (Lyle Bettger). Vencedor do Oscar de melhor filme.

Quinta, 21 Bonnie e Clyde - uma rajada de balas (ação/crime) – Direção: Arthur Penn (EUA, 1967, 111’, 16 anos)

Filme que une romance e violência ao registrar a trajetória verídica de Bonnie (Faye Dunaway) e Clyde (Warren Beatty), célebre casal de assaltantes de banco que cruzou os Estados Unidos nos anos 1930 praticando crimes.

Terça, 26Volver (drama) – Direção: Pedro Almodóvar (Espanha, 2006, 121’, 16 anos)

Raimunda (Penélope Cruz) trabalha como faxineira no aeroporto de Madri para sustentar o marido desempregado e a filha adolescente. Ela e a irmã, Sole (Lola Dueñas), visitam frequentemente o túmulo da mãe, Irene (Carmen Maura), que morreu em um incêndio. Certo dia, Irene reaparece e somente Sole a vê, mas, na verdade, é com Raimunda que ela tem assuntos pendentes a acertar.

Drama Volver, com Penélope Cruz
Penélope Cruz no drama 'Volver'Divulgação

Quinta, 28 O Estranho sem nome (faroeste) – Direção: Clint Eastwood (EUA, 1973, 104’, 18 anos)

Clint Eastwood interpreta um homem misterioso que emerge do escaldante calor do deserto e cavalga em direção à pecaminosa cidade de Lago. O forasteiro é contratado pela cidade para protegê-la de três fugitivos da prisão. Ele manda pintar toda a cidade de vermelho e a rebatiza como “Inferno”. Dessa forma incomum, ele espera os bandidos para um confronto final.

Com Centro Cultural UFMG