Arte e Cultura

Diversidade de gêneros cinematográficos marca programação do CineClássico deste mês

Musical 'Olhos encantadores' será exibido amanhã, no Centro Cultural

Divulgação
Comédia 'Adorável pecadora', de 1960, é um dos filmes da mostra
Divulgação

No decorrer deste mês, o projeto CineCentro / CineClássico, do Centro Cultural UFMG, exibirá seleção de filmes que, consagrados pela crítica, oferecem um panorama da diversidade de gêneros presentes na sétima arte.

Os oito filmes – musical, romance, guerra, comédia, ficção científica, crime/film noir, ação/aventura e faroeste – serão exibidos sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 19h, com entrada franca. As projeções começam nesta terça-feira, 3, e vão até o próximo dia 26.

O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8280 ou  na página da unidade no Facebook. Esta é a programação:

Divulgação
'Olhos encantadores', de 1935, trata da relação entre um aviador e uma órfã
Divulgação

3/4 – Musical – Olhos encantadores (EUA, Livre, 1935, 85’)
Após ficar órfã, Shirley Blake (Shirley Temple) é obrigada a viver com os antigos patrões de sua mãe. A custódia da menina vira alvo de disputa quando o aviador Loop Merritt (James Dunn), que foi o melhor amigo de seu pai, encanta-se por ela e percebe que é a pessoa ideal para criá-la.

5/4 – Romance – A mulher parisiense dos cabelos de fogo (EUA, 12 anos, 1932, 79’)
Lil (Jean Harlow) trabalha para a Companhia Legendre e faz Bill (Chester Morris) se divorciar de sua esposa e se casar com ela. Lil é uma alpinista social e não tem escrúpulos em se relacionar e enganar vários homens, casados ou não, para alcançar o topo.

10/4 – Guerra – Almas em chamas (EUA, livre, 1949, 132’)
Em 1942, uma unidade da Força Aérea Americana estacionada na Inglaterra enfrenta grandes problemas, até que o general Frank Savage (Gregory Peck) assume o comando. Por meio de sua forte liderança, ele transforma a unidade.

12/4 – Comédia – Adorável pecadora (EUA, 12 anos, 1960, 119’)
Ao descobrir que será alvo de uma peça teatral satírica, o bilionário Jean-Marc Clement (Yves Montand) resolve ir ao teatro para assistir aos ensaios. É lá que ele conhece a bela Amanda (Marilyn Monroe) e decide fazer parte da equipe para ficar perto dela. 

17/4 – Ficção científica – Daqui a cem anos (UK, livre, 1936, 100’) 
Cem anos na história da humanidade, desde a década de 30 até o século 21: uma segunda guerra mundial de décadas de duração deixa praga e anarquia. Nesse cenário, um estado racional reconstrói a civilização e tenta viajar no espaço. 

Divulgação
Jamie Smith protagoniza 'A mulher parisiense dos cabelos de fogo', de 1932
Divulgação

19/4 – Crime/film noir – A morte passou por perto (EUA, 12 anos, 1955, 127’)
Em Nova York, um lutador de boxe (Frank Silvera) conhece uma dançarina (Jamie Smith) quando atacada por seu patrão e amante. Esse acontecimento acaba provocando o envolvimento dos dois, mas o amante preterido, dominado pelo ciúme e pelo ódio, manda matar seu rival. Entretanto, em virtude de um equívoco, os capangas matam o empresário do lutador. 

24/4 – Ação/aventura – O pirata escarlate (EUA/Inglaterra, livre, 1952, 105’)
Capitão Vallo (Burt Lancaster), um famoso pirata sempre metido em aventuras e intrigas, acaba se envolvendo em uma revolução no Caribe, no século 18. Após capturar o Barão Gruda (Leslie Bradley), ele rapidamente desenvolve um plano: entregar o líder revolucionário El Libre nas mãos do Barão para receber deste uma alta quantia em ouro.

26/4 – Faroeste – Sabata – o homem que veio para matar (Itália, 12 anos, 1961, 111’)
O destemido forasteiro Sabata (Lee Van Cleef) entra em ação para solucionar o roubo de um banco em uma cidade do Velho Oeste. Sua missão é encontrar os ladrões e recuperar o dinheiro. No entanto, descobre que figuras poderosas podem estar envolvidas no crime.