TV UFMG mostra como a comunidade do CP adaptou-se ao ensino remoto

Unidade também adotou medidas de amparo social, como empréstimo de computadores e distribuição de cestas básicas

Centro Pedagógico (CP) da UFMG vem oferecendo atividades de forma virtual aos seus estudantes há pouco mais de um mês. A ação segue o plano de ensino remoto emergencial. A plataforma utilizada é o Moodle da UFMG, que possibilita aulas síncronas e assíncronas. Os professores postam atividades, e os estudantes têm prazos determinados para executá-las.

Seguindo as recomendações de distanciamento social, que passaram a vigorar no dia 18 de março, o trabalho administrativo da unidade continuou apenas de forma remota, assim como o contato básico com as famílias, pautado pela oferta de atividades não obrigatórias para as crianças realizarem em casa.

A partir do mês de julho, foi posto em prática o plano emergencial, que contou com etapas de ambientação de pais e crianças à plataforma on-line, testes, ajustes e acolhimento das famílias. Ao mesmo tempo, foi elaborado edital para seleção de estudantes a serem beneficiados pela UFMG com empréstimo de equipamentos e fornecimento de pacote de dados.

O Centro Pedagógico também fornece cestas básicas para famílias dos estudantes que declararam necessidade. Foram usados recursos até então destinados à merenda das crianças que estudavam em tempo integral. São beneficiadas cerca de 350 famílias de estudantes do fundamental regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todo mês, a unidade divulga a entrega do auxílio com 20 dias de antecedência, e as famílias confirmam interesse no benefício. A entrega é feita no Conselho Comunitário por servidores da instituição, seguindo as orientações de distanciamento social e higiene.

O CP reúne turmas do 1º ao 9º ano, com cerca de 450 estudantes entre 5 e 16 anos, e da EJA, em parceria com a Faculdade de Educação, que conta com aproximadamente 250 alunos. Além do site, o CP disponibiliza outros três canais de comunicação para estudantes e pais: os e-mails  cpsirt@gmail.com (dúvidas técnicas); copedcp@gmail.com (coordenação pedagógica) e setorpsiocossocial@gmail.com (acolhimento psicossocial).

Entrevistados: Marcos Sala, vice-diretor do Centro Pedagógico da UFMG, e Rose Araújo, dona de casa
Equipe: Daiany Nogueira (produção); Acervo Centro Pedagógico, Ravik Gomes, Rosely Araújo (imagens); Marcia Botelho (edição de imagens); Isabella Lisboa e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)