Cepe aprova ajustes no calendário escolar de 2024

Término do primeiro período letivo será em 31 de agosto

Estudantes na Praça de Serviços do campus Pampulha
Estudantes na Praça de Serviços do campus Pampulha: retorno aos espaços de convivênciaFoto: Bruno Ihara | UFMG

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) definiu, na tarde desta sexta-feira, 7, ajustes no calendário escolar da UFMG para o ano letivo de 2024, com o objetivo de repor a carga horária não cumprida de atividades acadêmicas em razão da greve de professores que durou 51 dias e foi encerrada na última quarta-feira, dia 5. As aulas serão retomadas na segunda-feira, dia 10 de junho.

Ficou decidido que o primeiro período letivo será encerrado no dia 31 de agosto. No dia 23 de setembro, após três semanas de recesso, terá início o segundo período letivo de 2024, que vai terminar em 8 de fevereiro de 2025. O primeiro período letivo de 2025 começa em 10 de março e se estenderá até 12 de julho. O segundo período será de 11 de agosto a 13 de dezembro de 2025.

“Com esses ajustes, conseguiremos regularizar o nosso calendário ainda dentro do ano civil de 2025”, observa a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Os ajustes aprovados pelo Cepe serão detalhados em resolução a ser disponibilizada à comunidade acadêmica já na próxima semana. Entre outras deliberações, o documento determina que não haja atividades avaliativas de 10 a 22 de junho, no caso das atividades acadêmicas curriculares retomadas em 10 de junho.

Flexibilização de frequência
O Cepe reitera, ainda, que as aulas presenciais não poderão ser substituídas por atividades didáticas remotas que não estejam previstas no projeto pedagógico do curso e recomenda, em caráter excepcional, a flexibilização do registro de frequência no período de 15 de abril a 22 de junho, não sendo necessária sua aferição.

“Estamos muito felizes com a retomada das atividades acadêmicas e com o retorno de nossos alunos e professores às salas de aula e aos espaços de convivência. Essa presença vibrante é a prova maior da vitalidade da UFMG e renova a disposição em fazer da nossa instituição cada vez mais um lugar de excelência acadêmica, acolhimento e construção de relações saudáveis e duradouras”, afirma a reitora Sandra Goulart.