Evento cultural

‘Profissões sem barreiras’: oficina discute inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho

O Espaço do Conhecimento UFMG promove, mensalmente, oficinas acessíveis ao público no projeto Sábado com Libras. No próximo sábado, 3 de maio, às 14h, a discussão será sobre as barreiras atitudinais presentes nos espaços de trabalho, ou seja, estigmas e preconceitos que impedem a plena participação social de pessoas com deficiência. A oficina Profissões sem barreiras terá 25 vagas, a serem preenchidas mediante ordem de chegada. Os interessados devem retirar os bilhetes gratuitos e individuais na recepção do museu, no dia do evento, a partir das 12h.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 500 milhões de pessoas surdas no mundo, número que deve chegar a 1 bilhão até 2050. No Brasil, país que tem 10 milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva, a Lei de Cotas (artigo 93 da Lei n.º 8.213/91) estabelece que empresas com 100 ou mais funcionários devem reservar parte de suas vagas para pessoas com deficiência. Entretanto, a efetivação dessa lei ainda enfrenta desafios e está longe de se concretizar plenamente.

Para ampliar o debate em torno dessa temática, a atividade reúne jovens, adultos e idosos a refletirem sobre como a acessibilidade e a inclusão devem se basear em ideias e ações profissionais, inclusive na comunicação diária. Nesse sentido, a equipe de educadores do museu apresentará termos, profissões e expressões na Língua Brasileira de Sinais (Libras), essenciais para tornar o mercado de trabalho mais acessível e consciente de suas pluralidades.

Descrição Imagem
Sábado com Libras oferece oficinas acessíveis que abordam temas como teatro, astronomia, desenho e música Foto: Luis Amaral