Ensino

UFMG sedia o principal evento da área de engenharia química no Brasil

Com foco em economia circular, mineração urbana e segurança de processos, Cobeq reúne, até sexta-feira, cerca de 1 mil pessoas, entre pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria

Programação do Cobeq ocupa diferentes espaços da Escola de Engenharia
Programação do Cobeq ocupa diferentes espaços da Escola de Engenharia Foto: Lucas Braga | UFMG

Cerca de 1 mil pessoas participam, nesta semana, do 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Química (Cobeq), principal evento da área realizado no país. Organizado e sediado neste ano pela UFMG, o Cobeq reúne até sexta-feira, 10 de outubro, estudantes e profissionais dos meios acadêmicos e empresarial para apresentar e discutir temáticas proeminentes e atuais, relacionadas à pesquisa, à inovação e à aplicação da engenharia química no Brasil e no mundo.

A cerimônia de abertura, que ocorreu na segunda, 6 de outubro, lotou o auditório principal da Escola de Engenharia. Os participantes puderam acompanhar o início das discussões da semana e apresentações musicais. Até sexta, a programação do evento prevê a realização de palestras, mesas-redondas, apresentações científicas e culturais, que celebram a inovação, o conhecimento e o impacto transformador da engenharia química no desenvolvimento do país.

Práticas de ensino
Integrado ao Cobeq, ocorre a 20ª edição do Encontro Brasileiro sobre Ensino de Engenharia Química (Enbeq). Com foco nas práticas e desafios do ensino, o evento promove a troca de experiências entre educadores e futuros engenheiros. O encontro divulga e discute os avanços científicos e tecnológicos no contexto dos ambientes acadêmico e industrial.

Juntos, os eventos têm como tema central A importância da engenharia química para o desenvolvimento sustentável: economia circular, mineração urbana e segurança de processos, que visa debater o papel da engenharia química no emprego de recursos com ações sustentáveis. A discussão ocorre em um contexto de preocupação com a preservação ambiental, a redução no consumo de recursos naturais e a geração de rejeitos.