Evento acadêmico

O que é neurociência responsável? Marco Aurélio Romano-Silva explica conceito em palestra na quinta-feira

Ver cartaz do evento >

Neurociência responsável é o tema da palestra que será ministrada on-line pelo coordenador do INCT Neurotecnologia, Marco Aurélio Romano-Silva, na próxima quinta-feira, 9 de outubro. A partir das 8h15, o professor da Faculdade de Medicina vai explicar como a pesquisa pode se aproximar da sociedade e acelerar o avanço da ciência de forma mais ética e com resultados mais sustentáveis. A atividade será transmitida pelo canal do INCT NeuroTecR no YouTube, e as inscrições devem ser feitas em formulário específico.

A neurociência é um campo multidisciplinar que estuda o funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. Ela busca compreender desde processos básicos, como memória e percepção, até doenças neurológicas complexas. Romano-Silva, que também coordena o Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM) da UFMG, vai esclarecer como a incorporação do conceito de responsabilidade pode orientar a prática científica em neurociências. Ele mostrará por que essa abordagem fortalece a confiança da sociedade no conhecimento científico e nas inovações que chegam até ela.

Pesquisa e inovação responsáveis
O conceito de Pesquisa e Inovação Responsáveis (PIR) – tradução para Responsible Research and Innovation (RRI) – foi desenvolvido na União Europeia. Trata-se de uma abordagem destinada a antecipar e avaliar potenciais implicações e expectativas da sociedade de forma a ser capaz de tornar a pesquisa mais inclusiva e sustentável. Romano-Silva propõe que ciência e tecnologia avancem de forma ética, transparente e participativa, o que torna necessário considerar as pesquisas na área, assim como seus impactos sociais, culturais e ambientais, desde a concepção do projeto até sua aplicação.

“Adotar esse conceito implica buscar mais qualidade e legitimidade para o trabalho científico. Ele não só ajuda a alinhar a produção de conhecimento às necessidades reais da sociedade, como antecipa riscos, inclui diferentes perspectivas e estimula a participação pública nas decisões sobre pesquisa e inovação”, informa o texto de divulgação.

A palestra visa aproximar a comunidade científica e o público das discussões sobre os rumos da neurociência, com ênfase na importância de práticas mais responsáveis, inclusivas e socialmente comprometidas no desenvolvimento científico e tecnológico. 

O público pode participar por meio do envio de perguntas por escrito pelo chat do YouTube ou, previamente, pelas redes sociais do INCT NeuroTecR.

A atividade abre o encontro Conexões NeuroTec-R 2025. A segunda parte do evento será restrita à participação dos pesquisadores da rede internacional. Nesse momento, a equipe vai apresentar projetos, produtos e propósitos, além de compartilhar resultados e necessidades.

Descrição Imagem
Marco Aurélio: pesquisa e inovação responsáveis podem transformar estudos sobre o cérebro e aproximar ciência e sociedade Foto: acervo pessoal