Evento acadêmico

Violência contra a mulher é tema de seminário na Escola de Enfermagem nesta quarta, 8 de outubro

Ver cartaz do evento >

Realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o seminário Violência contra a mulher: um olhar sobre a articulação da universidade, gestão e sistema de justiça no apoio à mulher vítima de violência, terá lugar no Auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG nesta quarta-feira, 8 de outubro, a partir das 13h. O intuito do evento é discutir as possibilidades de articulação dos sistemas de saúde, da justiça e da universidade no acolhimento às mulheres vítimas de violência.

A organização do evento destaca que a violência contra a mulher no Brasil constitui grave problema social e de direitos humanos, que se manifesta de diferentes formas, e ressalta a importância do Sistema Único de Saúde como “espaço estratégico para a identificação precoce e para a prevenção da progressão dos casos até danos irreversíveis". O sistema responsável pela formação de profissionais da área também é importante para o enfrentamento do problema na medida em que dissemina conhecimentos e fortalece o letramento sobre violência doméstica.

Coordenadora da turma especial do MPMG, a professora Keli Bahia Felicíssimo Zocratto explica a importância da integralidade no combate à violência: “A articulação entre serviços de saúde, educação e justiça é essencial, e, nesse processo, a universidade deve assumir o seu papel de formação de profissionais capacitados a atuar tanto em situações de violência já estabelecidas quanto na promoção de cenários que minimizem e preferencialmente evitem a sua ocorrência”.

As inscrições para o evento, que é gratuito e aberto ao público, devem ser feitas no formulário específico. Receberão certificado os participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência verificada pela assinatura em lista de presença.

Programação
13h – Credenciamento

13h15 – Abertura

13h30 Violência contra a mulher e o cenário da violência no Brasil e no estado de Minas Gerais
Deborah Carvalho Malta, professora e pesquisadora da Escola de Enfermagem da UFMG

13h55 A violência contra a mulher, a necessidade de articulação interinstitucional e o papel de relevância dos serviços de saúde neste contexto
Paula Dias Bevilacqua, professora e especialista em ciência e tecnologia, produção e inovação em saúde pública do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas).

14h20 – Apresentação da Rede Assistencial instituída para atendimento à mulher vítima de violência
Lírica Salluz Mattos Pereira, diretora de Gestão da Integralidade do Cuidado da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG)

14h55 – Apresentação do Alerta Lilás, do Ministério Público de Minas Gerais (participação remota)
Denise Guerzoni Coelho, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD/MPMG)

15h20 – Apresentação da Rede de Apoio à Mulher Vítima de Violência
Joana Maria Coelho Teixeira Moreira, subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres da Secretaria de Desenvolvimento Social

15h45 – Apresentação da experiência da criação da vara exclusiva para violência contra a mulher em Contagem
Evangelina Castilho Duarte, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG)

16h10 – Encerramento

Descrição Imagem
Evento ocorrerá no auditório da Faculdade de Medicina Foto: Lucas Braga | UFMG