Pesquisa e Inovação

Chamada destina R$ 1 milhão a pesquisas sobre produção do queijo artesanal

O queijo Canastra, produzido há mais de 200 anos em Minas Gerais, na região da serra do mesmo nome, é patrimônio cultural imaterial
O queijo Canastra, produzido há mais de 200 anos na região da serra do mesmo nome, é patrimônio cultural imaterial Marcelo Costa / Flickr / Creative Commons

O queijo, parte da cultura e da história de Minas Gerais, é tema de recente chamada pública divulgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O objetivo é financiar propostas de pesquisa que contribuam para promover a sustentabilidade e a melhoria da qualidade da cadeia de produção do queijo artesanal. Pesquisadores podem encaminhar seus projetos até 16 de outubro; a análise ficará a cargo das Câmaras de Assessoramento da Fundação.

As propostas de investigação podem relacionar-se a diferentes linhas temáticas como qualidade do leite para produção do queijo artesanal, processos de higienização, condições de acondicionamento, armazenamento, transporte e comercialização. Ao todo, R$ 1 milhão será destinado às propostas aprovadas.

A Fapemig pretende financiar projetos com aplicação imediata, razão pela qual as propostas devem prever parcerias com produtores mineiros de queijo artesanal e certificação para esses produtores, conforme normas vigentes.

A chamada pode ser acessada neste documento. Dúvidas podem ser encaminhadas para a Central de Informações da Fapemig, pelo e-mail ci@fapemig.br.

(Com Assessoria de Comunicação da Fapemig)