Extensão

Chamada seleciona projetos colaborativos focados na democratização do conhecimento

Seis iniciativas serão desenvolvidas, em julho, em laboratório imersivo coordenado pela especialização Amerek

Identidade visual da especialização Amerek
Identidade visual da especialização Amerek Arquivo Amerek

O Laboratório Colaborativo de Divulgação e Apropriação da Ciência e Tecnologia (Amerek.Lab), lançado pelo Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência (Amerek) da UFMG, abriu chamada para selecionar propostas que devem resultar em projetos colaborativos que contribuam para a democratização do acesso ao conhecimento. A inscrição pode ser feita até 9 de junho, por meio de formulário on-line.

Os projetos podem versar sobre os mais variados temas e devem buscar promover conexões entre as ciências e outros saberes e práticas. Problemas concretos, como desigualdade, violências e ativismo social, também podem ser abordados nas propostas. Neste primeiro momento, serão selecionadas seis iniciativas, que serão desenvolvidas com o apoio de colaboradores em um laboratório presencial imersivo, programado para o mês de julho, no campus Pampulha, e nos espaços culturais da UFMG em Belo Horizonte.

Posteriormente, será aberta uma segunda chamada destinada a selecionar colaboradores. Na ocasião, poderão se inscrever pessoas de diferentes áreas e com níveis diversos de treinamento, especialização e experiência para participar voluntariamente do desenvolvimento dos projetos. Serão formadas equipes multidisciplinares de colaboradores, artistas, cientistas, profissionais de tecnologia, comunicadores, educadores, lideranças comunitárias, entre outros profissionais.

Amerek.Lab
O Amerek.Lab é um experimento colaborativo, desenvolvido pelo Amerek — Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência da UFMG —, em parceria com a Silo-Arte e Latitude Rural e apoiado pelo Instituto Serrapilheira. O laboratório apresenta e desenvolve ideias de comunicação do conhecimento e democratização dos saberes.