Ensino

Chico Pelúcio inaugura série sobre teatro no projeto 'Aulas abertas'

Ator do Galpão fala sobre a importância de grupos disporem de espaços próprios para desenvolver seus trabalhos de criação

Chico Pelúcio | Foto Guto Muniz
Chico Pelúcio dirige o Centro Cultural Galpão Cine Horto
Guto Muniz

Em seus próximos vídeos, o projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG, reunirá especialistas para falar sobre Teatro: criação, representação e produção cênica. Com base em suas experiências, os convidados do ciclo vão apresentar uma abordagem sobre o universo das artes cênicas e alternativas buscadas neste momento em que palco e público se encontram nas plataformas virtuais.
 
Essa série é inaugurada pelo ator, diretor de teatro e gestor cultural Chico Pelúcio. Integrante do Grupo Galpão, idealizador e diretor geral do Centro Cultural Galpão Cine Horto, Pelúcio aborda o tema Sede de grupos e suas possibilidades, em que fala da importância de grupos de teatro disporem de espaço físico próprio para desenvolver suas atividades, o que se reflete diretamente na qualidade artística dos trabalhos.
 
Segundo o ator, o espaço próprio possibilita privilegiar a criação, pois os grupos podem realizar ensaios e aulas, montar cenários, experimentar projetos de iluminação e consolidar sua identidade. "Ter uma sede significa dispor de um espaço cultural, um local que oferece trocas e compartilhamento de conhecimentos", analisa Pelúcio. Assista ao vídeo.


Sobre o projeto
O projeto Aulas abertas oferece ambiente de compartilhamento de ideias, conceitos, experiências e discussões contextualizadas pelo atual momento de crise. Uma nova aula é publicada toda semana nas redes sociais (FacebookInstagram e YouTube) e no site do Centro Cultural UFMG. Todos os vídeos já lançados permanecem disponíveis nessas plataformas.