Arte e Cultura

Ciclo Cultura, Juventudes e Direitos tem programação especial nesta semana

Atividades estão associadas à Jornada de Diretos Humanos da UFMG e ao Festival de Arte Negra

Integrantes
Artistas que participam do sarau 'De quebrada'Isabela Alves

O Ciclo Cultura, Juventudes e Direitos, edição especial do Circuito Cultural UFMG, continua nesta semana com atividades associadas à 2ª Jornada de Direitos Humanos da UFMG e ao Festival de Arte Negra. Estão programadas lives, roda de conversa e atrações artísticas, que serão transmitidas gratuitamente no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube. Durante toda a semana, também estará on-line a exposição Movências: (trans) figurações.livro.tempo.

A programação foi viabilizada pelo projeto Políticas de Cultura para a Juventude e Coletivos da Zona Cultural da Praça da Estação, em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a Universidade dos Direitos Humanos da Pró-reitoria de Extensão (Proex), o Centro de Estudos Africanos da UFMG e o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Acompanhe a programação:

6 e 7/12 – Fórum em defesa dos direitos da população em situação de rua em Belo Horizonte

Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Centro Cultural UFMG transmite, em seu canal do YouTube, o Fórum pelos direitos da população em situação de rua à cidade e à cultura. O evento tem a proposta de unir esforços para buscar o fortalecimento da agenda de luta pelos direitos da população em situação de rua, cujas dificuldades agravaram-se de forma alarmante nos últimos dois anos, com o desamparo diante da crise sanitária e humanitária que assola o mundo.

7/12, às 17h30 – Live Prospecção de uma clínica latina
Serão exibidas gravações e fotos produzidas pelos participantes do Furo: Escutas em psicanálise ‒ Projeto ético-estético-político, que retratam a coexistência, na Praça da Estação, de escutadores silenciosos e militares em marcha. Também abordam as congruências do contexto latino-americano, que vão dos protestos no Chile à mobilização de psicanalistas a favor da democracia. O projeto Furo propõe a ampliação da escuta clínica psicanalítica gratuita no território da cidade e intervenções articuladas à cultura de Belo Horizonte. 

Produção da David Guener para a exposição 'Movências'
Produção da David Guener para a exposição 'Movências' Raphaella Dias | UFMG

7/12, às 19h – Roda de conversa Transfluências: mova-se
Celebrando a exposição Movências: (trans) figurações.livro.tempo, a live promove o encontro entre artistas, suas criações, leituras, seus processos e as significações possíveis. O evento reúne Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG, Wilson de Avellar, artista multimídia, curador e coordenador da Área de Artes Visuais, Isabel Miranda, artista multimídia e expositora, Jonata Vieira, artista multimídia e expositor, e Rafael Fernandes, artista e professor da Área de Artes Visuais

9/12, às 21h – Vídeodocumentário das danças urbanas em Belo Horizonte #MovimentoEmCenaBH
A produção pretende amplificar a mostra coreográfica Direito à cultura nas quebradas, realizada em março deste ano no Festival de Verão UFMG. Quatorze artistas participaram do documentário, que tem duração de 35 minutos. Seus trabalhos são focados nas danças urbanas, alguns deles com fortes raízes nas culturas negras.

10/12, às 17h – Videoperformance autoral Carolinas | Grupo de Teatro Mulheres de Luta
A performance reflete as vivências e escritas dos corpos das atrizes que compõem o Grupo de Teatro Mulheres de Luta, em movimento que transcende a luta pelo direito à moradia, à educação, à saúde, à justiça e à cidadania plena. O coletivo, fundado em 2017, reúne moradoras da ocupação Carolina Maria de Jesus, no centro de Belo Horizonte.

10/12, às 20h – Sarau De Quebrada – não procure no centro
Organizado pela produtora cultural A|Borda, a atividade reúne poetas e slammers da Região Metropolitana de BH, que usam seus corpos e vivências para expressar sua arte por meio da escrita e fala. Nesta edição, o sarau reúne artistas marginais negros, que circulam pela cidade com trabalhos que valorizam a existência, a resistência, a reconstrução da memória, a identidade e as raízes ancestrais. 

Exposição virtual Movências: (trans) figurações.livro.tempo
A mostra reúne produções de artistas de Belo Horizonte que circulam, trabalham, estudam e desenvolvem ações artísticas e culturais na Praça da Estação e em seu entorno. São criações em artes visuais (desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, performance-arte), música, manifestações da cultura popular e tradicional, artes da palavra e cinema. A exposição, que tem Wilson de Avelar como curador, pode ser visitada aqui.